A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O Jardim Vertical


Por: Mari Bulgareli
Data: 09/10/2020
  • Compartilhar:

O jardim vertical está cada vez mais presente nos projetos de arquitetura e decoração, devido aos seus benefícios e praticidade. No Brasil, a presença dos jardins verticais iniciou-se em 1983, com o paisagista Burle Marx. 

Pesquisas mostram que ficar alguns minutos numa área verde diminui a incidência de vários problemas de saúde, de infarto a diabetes, passando por doenças mentais, como depressão e ansiedade.  Cuidar das plantinhas é uma forma de trazer paz e aconchego para um ambiente, como casa, apartamento ou escritório. 

O Jardim vertical está presente em paredes internas ou externas de casas, edifícios ou apartamentos. Essas paredes são adaptáveis a qualquer estrutura e são revestidas por diversos tipos de vegetação. 

As vantagens do Jardim Vertical são:

• Ajuda no isolamento térmico,

• Reduz os gastos energéticos, mantém a temperatura do ambiente interno, gasta se menos com refrigeração.

• A vegetação ajuda a absorver e isolar os ruídos.

• A vegetação protege a fachada, ela forma um escudo protegendo a superfície contra as chuvas e os ventos.

• A vegetação por meio de fotossíntese limpa o ar, diminui a poluição e melhora a qualidade do ar.

• Pode ser aplicado em qualquer lugar.

 

O jardim vertical pode ser instalado em conjunto com um sistema de irrigação, que irá garantir a rega das plantas. Pode-se usar a água da chuva, tornando o projeto ainda mais sustentável.

As plantas podem morrem por falta de água, se você não tiver tempo de molhar as plantas 2 ou 3 vezes por semana ou optar por instalar a irrigação automatizada.

 

Quanto às restrições de espécies, é possível cultivar praticamente qualquer espécie de plantas contanto que as raízes tenham espaço para se desenvolver no suporte utilizado, evitar as espécies venenosas e flores que possuam cheiro muito forte.

 

As plantas mais adequadas para esse uso são samambaias e trepadeiras. Você deve verificar o ambiente em que este jardim vai estar, se é ensolarado ou não e a intensidade dos ventos. 

Verificar se a planta é de sol ou de sombra e o local mais indicado para plantá-la. Dar preferência para plantas de folhagens pendentes, que crescem com as folhas pra baixo, que vão esconder o vaso.

O jardim vertical também não ocupa um espaço considerável, auxilia na redução do stress e fadiga mental e produz efeitos psicológicos positivos, como satisfação, bem-estar e tranquilidade.

Mari Bulgareli


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.