A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


O vidro na arquitetura sustentável


Por: Mari Bulgareli
Data: 10/06/2021
  • Compartilhar:

O vidro é um material que se destaca pela sua beleza, sofisticação e transparência. Descoberto há mais de seis mil anos era considerado um artigo de luxo.

Atualmente encontramos o vidro em diversos lugares como na indústria, na ciência, em casa e prédios.

O vidro transforma projetos comuns em projetos de arquitetura sustentável, tudo graças às características dos vidros utilizados na obra, que podem reduzir o calor no ambiente, gerar economia de energia e até diminuir o consumo de água.

O vidro é considerado um material sustentável por conta do seu processo de produção, pois ele é 100% reciclável, podendo ser completamente reutilizado em outro processo produtivo.

Em conjunto com outros fatores, o vidro consegue eliminar o uso do ar-condicionado em um prédio, por exemplo, além de interagir com uma série de outros fatores que influenciam grandemente na eficiência energética de uma edificação.

Atualmente, os materiais vítreos dominam o mercado, os encontramos na indústria, na ciência, em casa, onde o mesmo contém distintas finalidades: Podem filtrar, transmitir ou bloquear radiações, ser a prova de balas, suportar elevadas temperaturas, dentre outras.

Veja abaixo alguns tipos de vidros:

·      Vidro de baixa emissividade (low-e) - Placas de vidro que filtram os raios solares, ampliando o controle da transferência de temperaturas entre os ambientes, sem impedir, no entanto, a transferência de transmissão luminosa. Tecnicamente, quando os raios solares atingem o vidro low e, o espectro solar é absorvido e irradiado pela superfície do vidro. 

·      Vidro de Controle Solar - Nesse vidro, a placa de vidro tem a capacidade de reduzir a passagem de raios solares para o interior dos ambientes. A filtragem da luz solar vem por meio da reflexão da radiação. São ideais para barrar as ondas de calor sem bloquear a iluminação natural. 

·      Vidros auto limpantes - Esses vidros possuem um revestimento especial, onde poeiras e fuligem não conseguem se fixar no vidro, o que faz com que sua superfície fique limpa por um período maior.

Benefícios do vidro para a arquitetura sustentável.

Abaixo podemos observar alguns dos maiores benefícios da arquitetura sustentável e como o vidro pode contribuir:

– Redução do consumo de água de até 50%.

Os vidros autolimpantes para compor fachadas de prédio, por exemplo, conseguem eliminar a poeira utilizando raios solares e a água da chuva.

– Redução de energia elétrica, em média de 30%.

Um bom projeto se apoia no uso do vidro para alcançar eficiência energética. O vidro permite iluminação natural e auxilia no conforto térmico, diminuindo o uso de luzes artificiais e ar-condicionado.

Ainda, quando observado do ponto de vista do mercado, é possível constatar:

– Conforto acústico. Opções como laminação e vidro duplos conseguem barrar a passagem de som. O conforto acústico eleva o bem-estar das pessoas.

– Redução de resíduos gerados durante a operação. Isso significa menor desperdício de materiais.

– Maior velocidade de venda de empreendimentos sustentáveis;

– Maior valorização de venda;

– Redução do custo de operação (10%), quando comparado a um empreendimento convencional.

Edificações projetadas com vidro conseguem unir beleza arquitetônica e estética singular com funcionalidades amigas do meio ambiente, como isolamento térmico, ampla iluminação natural e conforto acústico. Essas características também são bem-vindas pelos consumidores, pois eleva o valor de mercado dos imóveis sustentáveis.

 

Mari Bulgareli


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.