A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Como pagar pouca energia por mês e ainda ser sustentável


Por: Mari Bulgareli
Data: 04/08/2020
  • Compartilhar:

Você gostaria de pagar muito pouco de energia elétrica por mês ou quase nada? E ainda ter créditos em energia elétrica para poder usar quando quiser e escapar do alto preço da energia elétrica no país? Mas esse sistema já existe, e está ganhando o mercado brasileiro. 

É o sistema de uso de placas fotovoltaicas. Uma opção sustentável que utiliza uma fonte de energia limpa e renovável. Permite milhares de brasileiros a gerarem sua própria energia. 

As placas fotovoltaicas são materiais construídos para a captação de energia solar. Esses painéis são compostos por estruturas conhecidas de células fotovoltaicas. Responsáveis por captar a energia vinda do sol para a criação de uma corrente elétrica. 

Esse sistema é capaz de alimentar todo consumo elétrico de uma casa ou empresa. São dimensionados conforme a necessidade de cada cliente. As placas convertem a luz do sol em energia elétrica. As partículas de luz solar entram em contato com as células fotovoltaicas das placas. O processo converte a luz do sol em energia elétrica. Essa energia é usada em estabelecimentos residenciais e comerciais.

Trata-se de um método sustentável de obter eletricidade por meio da conversão da luz do sol. As células fotovoltaicas são o principal componente das placas. Vários outros componentes compõem o módulo como o cristal de silício. A maioria dos materiais dos componentes das placas podem ser reciclados. 

Os módulos fotovoltaicos comercializados no mercado possuem uma garantia de 5 anos a 10 anos. Com um tempo de vida útil de 25 anos. Você pode comprar as placas de empresas no Brasil ou importar de empresas estrangeiras. Então você utiliza a energia da sua residência ou comércio, sem a necessidade de usar a energia oferecida pelas empresas de energia.

Um dispositivo de rede indicador, instalado no seu imóvel mede a eletricidade que vai e vem da grade. Todo excedente de energia produzido volta para a grade. Você ganha créditos de energia para usar quando precisar, como a noite e em dias nublados. 

Para estimar a quantidade de placas necessárias em um projeto, você precisa de um estudo detalhado para esse projeto. Para isso você precisa saber quanto você gasta de energia por mês, qual a área que você tem disponível no seu telhado para instalar as placas. A posição ideal para instalação dos painéis fotovoltaicos no Brasil, é voltada para o norte geográfico. 

Os painéis fotovoltaicos têm ainda um alto preço na implementação, mas que é recuperado em pouco tempo. Existem também placas chamadas de seguidor solar, ela segue o caminho do sol, com aumento no rendimento de 30% a mais que as placas fixas. 

Os painéis também podem ser integrados em fachadas, grades do prédio, claraboias, brises e marquises. A principal razão para se optar pela instalação das placas é a economia na conta de energia. Conseguindo uma redução na conta de luz de até 95%. 

O principal benefício também diz com respeito a sustentabilidade, onde o homem deve se relacionar com a natureza, de modo a manter a exploração saudável dos recursos naturais pelas próximas gerações.

A energia solar é considerada uma energia limpa. Utiliza um recurso que não acaba e não polui o meio ambiente e não consome recursos da natureza.

Mari Bulgareli


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.