A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

  • Compartilhar:

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.Fp 4:6

 

A ansiedade é considerada um dos maiores problemas que a humanidade enfrenta no século XXI. Ela é como um parasita que nos debilita, estrangulando nossas emoções e roubando nossa vida.

O que é a ansiedade? Do ponto de vista espiritual, a ansiedade e constituída de pensamentos e de sentimentos incorretos acerca de circunstancias, pessoas e coisas, principalmente nas dificuldades da vida. A ansiedade é, em sua essência, uma reação inadequada diante de algumas situações.

A palavra grega traduzida por “ansiosos”, em Filipenses 4:6, significa "atraídos para direções diferentes". A ideia é que somos puxados para extremos, quando estamos ansiosos: A razão e a esperança nos puxam para um lado, mas nossos medos e frustrações para o outro, e a tensão vai se tornando insuportável, provocando angústia e, até mesmo, sintomas físicos como dores de cabeça, no pescoço, e outros males.

Biblicamente, é preciso ser dito que a ansiedade é, em qualquer tempo, pecado. Isso pode ser estranho para muitos. A questão é que ao experimentá-la e abrigá-la, transgredimos uma clara ordem das Escrituras: “não andeis ansiosos por coisa alguma...” (Fp 4.6).

O Senhor Jesus também falou a respeito da ansiedade, ordenando que seus discípulos não andem ansiosos com o que iriam comer, beber ou vestir, e nem mesmo as circunstâncias desconhecidas do futuro (Leia Mateus 6.25-34). Ou seja, essas ordenanças nos ensinam que a vontade moral de Deus é que não vivamos ansiosos.

Resumidamente, podemos dizer que ansiedade é pecado porque, quando nos perdemos em ansiedade, estamos duvidando de Deus e seu cuidado por seus filhos. Simplificando mais um pouco, à luz das Escrituras, a ansiedade é o oposto de confiar em Deus. Logo, quando permito que a ansiedade me domine estou acreditando que Deus não se importa comigo e não irá cuidar de mim.  Além disso, rejeito a providência divina e duvido que haja um plano santo, sábio e justo de Deus em todas as circunstâncias para a sua glória e para o bem daqueles que o amam (Rm 8.28).

Como podemos combater e vencer essa inimiga chamada ansiedade? De maneira resumida, queremos apresentar algumas respostas a essa pergunta à luz da passagem bíblica de Filipenses 4.6-9. Deus não apenas diagnostica o problema, mas também apresenta solução. A saber:

1.      Levando tudo a Deus em grata e suplicante oração: Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Fp 4.6).

A oração combate a ansiedade. No texto lemos que devemos apresentar nossos pedidos a Deus com humildade e quebrantamento, ao invés de nos afligirmos demasiadamente com os cuidados da vida. O que tem perturbado seu coração? Leve isso a Deus, em nome de Jesus Cristo, confessando sua total necessidade d’Ele e confiando na Sua provisão .

2.      Ocupando a mente com coisas boas: Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. (Fp 4.8).

Assim como você pensa, assim você é. Sabemos que pensamentos corretos precedem práticas corretas. Se você quer agradar a Deus com suas ações e reações às lutas da vida, afie sua mente com pensamentos verdadeiros, nobres, honrados, puros, amáveis, louváveis, cheios de virtudes e boa fama.

3.      Praticando o bom ensino. Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.(Fp. 4.9)

Por fim, ser cristão não é apenas conhecimento. É, sobretudo, vida. “Conhecimento sem prática não fará de você uma pessoa melhor do que os demônios. Eles conhecem. Eles creem e tremem, mas não obedecem”.

A inércia não pode curar a inquietação e a ansiedade. É necessário orar, buscar ao Senhor, com a reflexão direcionada à ação. Nada pode ser ignorado. Oração, pensamentos e ação, todos esses passos direcionados pela Palavra de Deus. Sob a graça de Deus, utilizemos essas poderosas armas para vencer a ansiedade. Em obediência à Palavra de Deus “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.” (Fp 4.7).

 

Rev. Azael Araújo

“Ao sentir-me rodeado

De cuidados terreais,

Irritado e abatido,

Ou em dúvidas fatais,

A Jesus eu me dirijo

Nesses tempos de aflição;

As palavras que ele fala

Trazem paz, consolação.”

Hinário Novo Cântico, nº 128.

 

Azael Araújo

Azael Araújo


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.