A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Sobre a vida e seus milagres


Por: Simony Ornellas Thomazini
Data: 13/05/2021
  • Compartilhar:

Hoje quero escrever sobre a vida. Sobre o simples fato de sentir o seu pulmão se encher de ar. Sobre essa plenitude efêmera do ir e vir do que parece simples, mas, é grandioso, ainda mais sob este contexto que vivenciamos.

Estar vivo é um milagre!

Hoje quero escrever sobre o fato de que às vezes nos esquecemos.  E pra iniciar, irei discorrer sobre um filme que assisti esses dias chamado: “A vida em um ano” da Amazon Prime.

Foi através desse filme que eu aprendi uma outra lição (necessária) sobre a vida. Peço desculpas agora porque irei dar spoiler do filme, caso alguém ainda não tenha assistido e queira ver. Há uma adolescente na faixa dos seus 17 anos. Ela tem câncer. Resta a ela apenas 1 ano de vida. Ela conhece um garoto, eles se apaixonam e vivem uma vida inteira em 1 ano. É lindo!!

Mas, há algo nesse filme que eu levarei para vida e compartilho aqui com vocês:

Cada momento que vivemos é o nosso momento. Todos, sem exceção. Cada momento que você tem consigo mesmo ou com os outros é o SEU momento. Percebem a potência disso? A gente fica desejando sempre o próximo momento, para conseguir coisas, viver experiências que julgamos que nos farão mais felizes e nos esquecemos desse momento de agora, de todo e qualquer ocasião que talvez você não julgue importante, porque aparentemente não há nada maior acontecendo, mas está sim! Você está vivo. E isso é um milagre.

É um milagre principalmente diante do contexto que estamos vivendo. Há quem não teve perdas nesse tempo, e me refiro a perdas de pessoas, porque o que mais estamos vivendo atualmente, são perdas. Mas, me refiro aqui sobre aquelas pessoas que vivenciaram a dor excruciante de ser arrancado quase que a força, ou a força mesmo, das pessoas que amavam. E não podemos também nos esquecer, nesse exato momento estamos sobre uma pilha de 400 mil mortos. Mais de 400 mil famílias que perderam seus amores. Nesse exato momento, você, apesar deste contexto horrendo, está vivo. E por isso, eu repito, enchendo meus pulmões de vida: estar vivo é um milagre!

O que eu tenho feito com que a vida me fez? Será que estou dando o devido valor a eles? Ou estou sempre apressada (o) desejando o momento seguinte? Ou pior, eu tenho lamentado o passado? Ainda presa no que já passou e não volta?

E é por isso que a vida é mágica. Só se vive os momentos um de cada vez. Aquele que se passou nunca mais vai voltar. Na vida nós temos chances, novas oportunidades, cada dia é um começo, mas, vivenciar o mesmo momento, de novo, nunca mais! E isso é dádiva às vezes, e maldição em outros. Porque algumas vezes a gente quer muito ter só mais alguns minutos para poder ver, sentir, ouvir aquela pessoa que não está mais entre nós. E nesse momento a gente se dá conta que poderia ter feito mais, ou desejar aquele momento novamente, mas já foi. O que nos resta é seguir em frente.

A vida é esse eterno “seguir em frente” apesar dos pesares. Apesar do que ela fez conosco. Apesar das perdas, das violências, e da dor, apesar de estar em cacos. A vida é esse juntar de cacos. O tempo não pára, o relógio na parede continua a girar, e a vida segue seu fluxo.

 Estar vivo é um milagre! E viver esse milagre depende da gente.

Espero que você que me lê sinta agora o seu milagre. Viva o seu momento como você sente que ele deve ser vivido. Nem mais, nem menos, só sinta, permita-se habitar um corpo que pode conter nele essa potência de construção para o melhor. Usufrua disso, agarre-o, e não solte. Você só tem uma vida. E mesmo sendo óbvio, piegas, clichê, precisa ser dito e repetido pra que você entenda como é bom estar aqui e ainda poder amar o que e quem temos aqui e agora. Aquele que perdemos sempre terá uma parte dele conosco. O levaremos pela vida. A herança que eles nos deixam é o amor. É só o amor profundo e verdadeiro que levamos ou deixamos por aqui. O amor de hoje é a esperança do dia seguinte.

Mais momentos de amor pra nós!

O único transformador, o único alquimista que muda tudo em ouro, é o amor. O único antídoto contra a morte, a idade, a vida vulgar, é o amor.”

ANAÏS NIN

 

 

 

Simony Ornellas Thomazini


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.