A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Por que é tão difícil dizer adeus?


Por: Simony Ornellas Thomazini
Data: 14/02/2020
  • Compartilhar:

Há momentos na vida em que precisamos colocar um ponto final. A realidade nos pede ação, e a vida não demora a cobrar quando o momento de se retirar, acabou.

Reconhecemos que o tempo naquele lugar, ou com aquela pessoa, ou diante de determinadas situações passou, e se continuarmos poderá se tornar destrutiva em muitos casos.

No entanto, muitas pessoas apesar de todos os sinais revelando que aquele ciclo acabou, possuem muitas dificuldades em dar o passo decisivo para dizer adeus.

Algumas pessoas não possuem “habilidades” para lidar com situações como essas. Isso se deve ao fato de terem vivenciado durante a vida perdas traumáticas, e a vivência de outro término as fariam relembrar desses momentos dolorosos. Com isso, tentam reparar o que há de errado repetindo inúmeras vezes a continuação de algo que deveria ser encerrado.

Para essas pessoas terminar algo pode ser visto por elas como algo “mau”, e, portanto, poderia machucar alguém. Nesse sentido, são dominadas pelo medo fazendo com que sejam incapazes de terminar algo, mesmo percebendo que é necessário.

Encerrar ciclos faz parte da vivência de qualquer pessoa, e é essencial para que possamos prosseguir. Em consequência aos finais que não fazemos durante a vida, podemos nos afastar cada vez mais do desenvolvimento e crescimento.

Dizer adeus não é mesmo fácil, mas é necessário. Precisamos encontrar maneiras para aprender a dizer a adeus, pois quando algo termina, é sinal que algo novo vai começar, se a gente permitir! 

Simony Ornellas Thomazini


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.