A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


As várias faces da realização profissional


Por: Simony Ornellas Thomazini
Data: 13/03/2020
  • Compartilhar:

Quando falamos sobre realização profissional o que lhe vem à mente? É ter o cargo dos sonhos? Um salário alto? Feedbacks positivos na empresa que você trabalha sobre o seu desempenho? Atingir todas as metas estabelecidas?

As respostas variam de pessoa para a pessoa. Mas, diante delas podemos nos perguntar: essas características representam felicidade no ambiente de trabalho? 

O conceito de realização profissional foi construído ao longo dos anos. Porém, muitas vezes acabamos correndo atrás de objetivos que muitas vezes não fazem parte de nossos desejos pessoais. Vamos entender um pouco melhor disso.

Realização Profissional: uma ilusão?

Quando desejamos muito alguma coisa, traçamos meios de como consegui-las. A partir do momento em que conseguimos realizar esses desejos, ficamos felizes por tais feitos. Mas, o que acontece depois?

Ao se atingir aquele objetivo almejado, começamos a pensar quais seriam os próximos. E a mesma coisa acontece no âmbito profissional. Sempre haverá novas conquistas a serem desejadas.

Nesse sentido, a ideia de realização profissional é uma ilusão porque sentir-se realizado, é colocar um fim em nosso desejo. É simplesmente não esperar mais nada daquilo.

Assim como na vida, vamos mudar durante nossa carreira, portanto, ficar obcecado por este conceito é totalmente ilusório e desnecessário.

Realização profissional e princípios

Outro ponto que quase ninguém fala é o fato da sua escolha profissional estar alinhada ao que você acredita. Se por exemplo, eu valorizo o tempo com a família, trabalhar numa empresa em que exige a renúncia disto – ainda que o salário seja alto -  é estar na contramão ao que eu espero.

Se uma pessoa não gosta de rotina e disseram a ela a vida toda que um concurso público lhe garantiria estabilidade, quando atingir esse objetivo, logo se dará conta que o ambiente de trabalho lhe trará um dia-a-dia previsível e pouco desafiador. É claro que depende muito do cargo, mas em geral o ambiente de trabalho pode ser bem monótono.

Antes de pensar se você é uma pessoa realizada profissionalmente, pergunte a si mesmo quais são seus valores, no que você acredita, o que é importante para você, e o que você não trocaria por dinheiro nenhum? 

Realização Profissional X Realização Pessoal

A gente ouve muito o discurso de que o âmbito pessoal e profissional não deve misturar-se, porém, é praticamente impossível desvincular uma coisa da outra. 

O seu trabalho vai influenciar na sua vida pessoal diretamente ou indiretamente. É por isso que a minha escolha profissional precisa estar de acordo com aquilo que é importante para mim. Abrir mão de hobbies, família, lazer, por causa do trabalho irá impactar muito na vida pessoal e consequentemente na carreira profissional.

Realização Profissional não é a mesma coisa que status

Felicidade profissional em nossa cultura está ligada a coisas grandes como: grande cargo, grande empresa, grande salário. Essa ideia cria uma expectativa enorme em quem está iniciando sua carreira no mercado de trabalho, e muitas vezes leva-os a frustração.

A felicidade profissional não está atrelada a grandes feitos nem a grandes coisas. Não precisa estar numa grande empresa, ocupando um grande cargo, ganhando um salário gigantesco para poder dizer que venceu na vida. 

Você pode ser feliz e realizado, e entendendo esse realizado como algo que sempre será passível de mudanças, e não, algo estagnado, com um trabalho informal, em seu pequeno - ou grande – negócio, sendo técnico, analista, assistente, fazendo a mesma coisa todos os dias, ou querendo mudar a cada minuto.

A obsessão com grandes conquistas também atrapalha a realização profissional, uma vez em que não precisamos converter milhares de pessoas em clientes, atingir todas as metas, correr atrás do cargo mais elevado. Assim como também não há nada de errado em desejar escolher uma profissão mais renomada, em ter ambição para se chegar num posto mais elevado.

O que estaria errado é você correr atrás dos sonhos de outra pessoa para atingir um status que no final não estaria representando você mesmo. A verdadeira realização profissional consiste em integrar a sua escolha aos seus valores e princípios, e a dar importância a cada conquista que você atinge com o teu trabalho. Se isso estiver alinhado, a realização profissional chegará até você. 

Simony Ornellas Thomazini


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.