A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Quem escreve os livros?


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 24/07/2025
  • Compartilhar:

Quando vocês, meus caros leitores pegam um livro nas mãos, vocês olham o nome do escritor(a)? Sim. Um livro normalmente é escrito por uma pessoa física. Chamamos de escritor(a). Ora! Isso parece bobagem, mas já conversei com pessoas que não havia atentados para essa informação.

Hoje, quero falar um pouco sobre os escritores, visto que já falamos sobre o papel e a tinta, depois contamos um pouco da história do livro e agora chegou a vez do escritor(a).

Mais a frente, vamos conversar com alguns escritores que moram em Nova Esperança, mas nesse artigo vou falar um pouco de forma genérica sobre eles.

Temos escritores que começam a escrever livros desde a tenra idade. Já conheci vários que com apenas dez anos já tinham livros publicados. Outros mais a frente com vinte ou trinta anos. Eu posso falar que sou aquele que começou a escrever com cinquenta e seis anos e teve o primeiro livro publicado aos cinquenta e sete anos. Mas, não sou o único e nem o mais velho. Conheço um escritor que publicou seu primeiro livro aos oitenta anos.

Vou fazer um desafio para vocês! Já pensaram em escrever? Alguma vez passou pela mente de vocês em ter um livro publicado? Muitos vão falar que é muito difícil e caro. Eu respondo que hoje, com o advento das plataformas de impressão sob demanda, não fica praticamente nenhum centavo. O necessário é tem um computador, uma internet e conhecimento para fazer.

Minha experiência pessoal, foi que comecei. Daí não parei mais. A regra para escrever, é não parar. Todos os dias têm que escrever um pouco. Não precisa ser muito, mas tem que ser constante na escrita. Outra dica é que, se você perceber que teu cérebro está pensando em algo, escreva logo, pois se deixar para depois irá desaparecer aquela ideia. Escreva, escreva e escreva. Assim, vocês poderão um dia publicar um livro. Sim, caros leitores. Com essas plataformas de impressão sob demanda, a publicação e gratuita. É claro que os autores que fazem dessa forma, recebem uma decima parte do valor do livro vendido. A grande maioria do valor fica com os responsáveis pela plataforma.

Hoje no Brasil, muitos e muitos livros são publicados e estão a venda diariamente. O mercado editorial é muito grande e as cifras que são movimentadas são na casa do bilhão. Mas, não é todo esse valor que o escritor recebe.

Existem outras formas de publicar seu livro. Falamos das Editoras. Algumas são chamadas de tradicional. São aquelas que quando gostam do seu texto, assumem todos os custos de produção, propaganda e venda. Nesse caso você recebe um percentual da venda. Outro tipo de editora, é aquela onde os custos são divididos com o escritor. Mas, existem os escritores independentes, que assumem os custos de produção, a propaganda do livro e a venda.

E aí, amigo leitor. Já ficou interessado em escrever e publicar. Vamos ainda conversar um pouco mais sobre esse assunto.

Peço que, se tenham gostado desse artigo, compartilhem em suas redes sociais. Caso tenham alguma crítica, falem comigo ou através do Jornal Noroeste.

Jorge Antonio Salem

vida cotidiana


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.