A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Lembranças e comemorações


Por: Jorge Antonio Salem
Data: 30/01/2025
  • Compartilhar:

Quais lembranças e comemorações os nossos leitores têm para este ano? Já pararam para pensar nisso?

Vamos tornar mais fáceis essas considerações. São boas ou ruins?

Talvez fique mais fácil lembrar quando a gente pensa nesses momentos especiais? Se ainda não, vamos falar um pouco sobre as boas. Tenho certeza de que todos conhecem algumas dessas datas. Aniversário de nascimento, por exemplo, que, sem querer aparecer, já me fez lembrar do meu próprio aniversário, que está chegando. Temos também o aniversário de casamento, de formatura, de batizado, e até o dia que você começou a trabalhar no seu emprego. Ah, isso também é motivo de comemoração, não é? Eu, pelo menos, comemoro. Afinal, são datas que marcam momentos significativos da nossa vida.

Estamos falando de várias formas de comemoração: dias felizes que passamos com a família, com amigos, com pessoas que amamos e que são parte da nossa história. Vocês conseguem se lembrar de todas essas datas? E, por mais que algumas possam passar despercebidas, outras, de tanto significado, são difíceis de esquecer. Já pensaram em um dia particularmente feliz, como o 17 de janeiro deste ano? Esse dia, por exemplo, foi marcado pela celebração dos quatro anos da aplicação da primeira vacina contra a Covid-19 no Brasil. Um marco histórico que, durante a pandemia, ajudou a salvar muitas vidas e deu esperança ao país, abrindo caminho para o fim de um pesadelo que afetou o mundo inteiro.

Contudo, além dessas datas de celebração, também existem momentos que preferiríamos não precisar lembrar. São as datas tristes, aquelas que nos trazem dor, que representam perdas profundas ou momentos difíceis, seja de nossa vida pessoal, da nossa família, ou até de uma tragédia que afeta uma comunidade inteira. Algumas dessas datas são impossíveis de apagar da memória, como aquelas que marcam a partida de entes queridos ou eventos que impactam o coletivo. E essas lembranças, muitas vezes, ficam gravadas de forma permanente em nossa mente, ou são registradas pela imprensa, por rádios, por jornais e pela televisão.

Então, quais dessas datas podemos citar? Além de perdas pessoais, muitas tragédias de grandes proporções estão em nossas lembranças. Como exemplo, podemos pensar na Segunda Guerra Mundial, que é lembrada todos os anos como uma das maiores tragédias da história da humanidade. O conflito causou a morte de mais de 80 milhões de pessoas, incluindo tanto civis como militares, além das mortes causadas por doenças e fome durante e após a guerra. Este evento foi tão devastador que, em 1940, representou cerca de 3% da população mundial da época. Hoje, lembramos, entre tantas outras coisas, do Holocausto e dos horrores praticados pelo regime nazista. No dia 27 de janeiro, em especial, é o dia em que celebramos a libertação dos últimos prisioneiros dos campos de concentração nazistas, como o campo de Auschwitz, onde cerca de seis milhões de judeus perderam a vida de forma cruel e desumana.

Essa data, embora triste, é uma lembrança importante, pois revela ao mundo as atrocidades que não devem se repetir. As imagens e filmes que expuseram o que ocorreu nos campos de concentração mostraram ao mundo a realidade horrível do regime nazista. E é crucial que nunca esqueçamos esses momentos sombrios da história, pois é a lembrança dessas tragédias que nos faz lutar por um mundo mais justo e por um futuro em que o ódio e a intolerância não tenham espaço.

Que Deus permita que datas como essa nunca mais ocorram. Que a humanidade tenha aprendido com o passado.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.