Amor no cotidiano
O que é amor para você?
Na literatura, vemos a presença de três tipos de amor, que foram propostos pelos gregos.
O amor Eros, amor Philia e amor Ágape.
No caso do amor "Eros" que significa "desejar com muito amor". Na mitologia grega, Eros era o deus da paixão. Os termos "erótico" e "erotismo" têm origem no nome desse deus.
O segundo amor que iremos falar é o philia. Esse é um amor que se caracteriza por ser forte ligação entre pessoas que compartilham interesses ou uma vida comum. Amor entre amigos e irmãos. Também amor que não é baseado em impulso ou emoção. Mas, podemos relacionar com o amor que não é biologicamente necessário para a reprodução, ou ainda o amor que não é romântico ou envolve desejo.
Aristóteles desenvolveu o conceito de philia, que inclui a lealdade aos amigos e à comunidade.
A philia pode ser distinguida em três tipos: Philia baseada na vantagem mútua, Philia baseada no prazer mútuo, Philia baseada na admiração mútua.
Já o amor Ágape, é aquele amor que tem um conceito que se refere a um tipo de amor que pode ser traduzido como amor incondicional, amor verdadeiro, amor platônico, entre outros.
A palavra ágape é de origem grega e foi utilizada por filósofos gregos, como Platão, para descrever o amor a familiares, a grupos de afinidade ou a uma atividade em grupo.
No Novo Testamento da Bíblia, o amor ágape é definido como uma forma de tratar as pessoas, trabalhando pelo seu bem-estar sem esperar nada em troca.
O amor ágape pode ser entendido de diferentes formas, agora relacionados como sendo: Amor de Deus em relação aos seres humanos. Amor dos seres humanos em relação a Deus. Ainda o amor dos seres humanos em relação ao próximo. Também um amor de respeito, delicado, de predileção, de intimidade, de misericórdia e de dom.
O amor ágape é diferente do amor philia, que é uma afeição entre amigos, e do amor eros, que é uma afeição romântica e sexual.
A princípio pode parecer um pouco complicado, mas vamos dizer que o amor philia é o amor desenvolvido para um grupo de amigos, o amor eros é carnal, sexual. Mas o amor ágape, é o mais bonito de todos e pode ser muito profundo. Para com as pessoas e para com Deus.
Esse último, deve ser praticado diariamente. Em nossa família, entre os amigos e principalmente para com Deus.
Nessa quarta-feira, ouvimos as leituras da Bíblia Sagrada que falam sobre esse amor, ou transcrevendo amor como caridade. Nessa leitura fala que as obras têm que serem acompanhadas da caridade (amor) e que nada vale de você conseguir tudo em sua vida sem caridade, que é o amor verdadeiro, o amor Ágape.
Vamos todos abusar de praticar o amor Ágape, mostrando a esse mundo que tem solução. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.