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Um salvo pela graça em um serviço gracioso


Por: Fernando Razente
Data: 15/08/2022
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Romanos 1.5(b): “[...] graça e apostolado”

 

Como dito no artigo da semana passada, aqui no verso 5 de Romanos 1 Paulo está retomando sua proposição inicial de que foi graciosamente chamado (ou convertido) para ser apóstolo de Jesus e também foi separado para a pregação do evangelho de Deus. Paulo disse que havia recebido (e não conquistado) algo da parte de Jesus Cristo e esse algo é “graça e apostolado” (Rm 5.1b). Mas o que Paulo quer dizer com os termos “graça” e “apostolado” nesta altura do prefácio?

Há duas maneiras de interpretar essa parte. Na primeira, Paulo estaria se referindo a duas coisas distintas: 1) o termo “graça” como a salvação em Cristo quando foi chamado no caminho de Damasco e 2) o termo “apostolado” como a missão específica que recebeu de Cristo após ter sido chamado.

A segunda maneira de interpretar é que vê as palavras “graça e apostolado” como um recurso literário de Paulo conhecido como hipálage, isto é, uma figura de linguagem que se caracteriza pelo desajustamento entre a função gramatical e a função lógica das palavras quanto à semântica, de forma a criar uma transposição de sentidos. Ou seja, Paulo estaria querendo dizer aqui ou que seu “apostolado foi graciosamente concedido” ou que “existe graça no serviço de apostolado”.

De qualquer forma, nós podemos ter aqui essas duas certezas: 1) que Paulo foi salvo pela graça e 2) que também recebeu graciosamente um apostolado. Afinal, como vimos no texto da semana passada, existe graça em servir e não méritos. Tudo é pela graça na vida de um cristão! Paulo é um servo (Rm 1.1) salvo pela graça e posto graciosamente em um serviço gracioso. Graça abundante!

Outro importante ponto aqui é o que se segue do versículo, visto que Paulo não está a retornar à sua proposição inicial apenas para narrar mais uma vez que é cristão ou que é apóstolo; Paulo não parece querer ser prolixo em suas cartas.

Na verdade, ele retorna ao assunto de seu ministério para dar mais detalhes de sua missão e conectar esses detalhes com os cristãos específicos de Roma, na tentativa de se aproximar mais deles como alguém que se preparava para visitá-los pela primeira vez.

Para tanto, na continuação do verso 5, Paulo fala da 1) motivação de seu ministério “por amor do seu nome”, do 2) objetivo do seu ministério “para a obediência por fé” e da 3) extensão do seu ministério “entre todos os gentios”. É isso o que veremos nos próximos artigos, se Deus quiser.

Até a próxima e que Deus te abençoe!

 

Fernando Razente

Amante de História, atuante com comunicação e mídia, leitor voraz e escritor de artigos de opinião e matérias jornalísticas.


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