A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Nova Esperança: Têm início as obras do novo Hospital Municipal com investimento de R$ 18 milhões


Por: Alex Fernandes França
Data: 25/05/2026
  • Compartilhar:

Projeto executado em parceria entre a Prefeitura de Nova Esperança e o Governo do Estado do Paraná prevê estrutura moderna com 38 leitos, centro cirúrgico e ampliação da capacidade de atendimento para toda a microrregião.

Vista aérea mostra a área destinada à construção do novo Hospital Municipal, uma das maiores obras da história da saúde pública local, com estrutura planejada para ampliar os atendimentos e oferecer mais qualidade à população - Ascom/PMNE 

Com investimento estimado em R$ 18 milhões, a Prefeitura de Nova Esperança, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, iniciou neste mês de maio a construção do novo Hospital Municipal, considerado um dos maiores projetos já realizados na área da saúde pública do município.

A obra começou na primeira semana de maio e terá prazo de execução de dois anos. O empreendimento representa um importante avanço para o fortalecimento da rede municipal de saúde, ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo uma estrutura mais moderna para a população de Nova Esperança e municípios da microrregião.

O projeto foi elaborado após uma série de estudos técnicos relacionados ao solo, viabilidade estrutural e planejamento urbano. Segundo a administração municipal, a proposta também prevê possibilidade de futuras ampliações, acompanhando o crescimento da demanda por atendimentos médicos e hospitalares.

Estrutura moderna e planejamento de longo prazo

O novo hospital terá aproximadamente 2,7 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 7,8 mil m² pertencente ao município. A área escolhida possui infraestrutura urbana, acessibilidade viária e espaço destinado para futuras expansões.

A unidade contará com 38 leitos, distribuídos entre enfermarias masculina e feminina, além de setores pediátrico e obstétrico. O projeto também prevê pronto atendimento, salas de estabilização, ambulatórios, consultórios, centro cirúrgico, centro obstétrico, enfermarias de isolamento, áreas técnicas e administrativas.

Outro destaque é a implantação de um centro cirúrgico integrado à estrutura hospitalar, o que poderá possibilitar futuramente a adesão ao programa Opera Paraná, voltado à ampliação de cirurgias eletivas no Estado.

O prefeito João Eduardo Pasquini destacou a importância do investimento para o município e a região.

“A construção deste novo hospital representa um grande avanço para a nossa cidade e para toda a região. Estamos investindo em uma estrutura moderna, preparada para oferecer mais qualidade, agilidade e dignidade no atendimento à população. Esse é um passo fundamental para garantir uma saúde cada vez mais eficiente e humanizada, com melhores condições de atendimento especializado para todos”, afirmou.

Imagem do projeto do novo Hospital Municipal apresenta a proposta arquitetônica da futura unidade, planejada para oferecer estrutura moderna, acessibilidade e ampliação dos serviços de saúde

Reivindicação antiga da comunidade

A construção de uma nova unidade hospitalar é uma demanda histórica da população de Nova Esperança. Atualmente, o município possui cerca de 27 mil habitantes e utiliza uma estrutura hospitalar construída na década de 1990.

Apesar das reformas e melhorias realizadas ao longo dos anos, o prédio atual apresenta limitações diante do aumento da demanda por atendimentos médicos e hospitalares.

Com a ausência de uma unidade de maior porte, muitos pacientes precisam ser encaminhados para Maringá, sede da 15ª Regional de Saúde, em deslocamentos superiores a 80 quilômetros. A expectativa é que o novo hospital contribua para descentralizar atendimentos de média complexidade e reduzir o tempo de resposta em situações de urgência e emergência.

Investimentos ampliam estrutura da saúde municipal

A construção do hospital integra um conjunto de investimentos recentes realizados pela administração municipal na área da saúde.

Nos últimos meses, o município recebeu novas ambulâncias, incluindo uma unidade de suporte avançado, além da entrega de mais de dez veículos destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os automóveis reforçam serviços administrativos, atendimentos domiciliares e visitas médicas a pacientes com dificuldades de locomoção.

Os Agentes de Endemias também passaram a contar com motos elétricas e veículo utilitário para ampliar a agilidade das ações desenvolvidas no município.

Perspectiva frontal do projeto arquitetônico do novo Hospital Municipal evidencia a proposta de uma estrutura moderna e planejada para ampliar os atendimentos de média complexidade, fortalecendo a rede pública de saúde 

Outro avanço destacado pela administração é o aumento de 70% nos investimentos em consultas especializadas, exames e cirurgias, buscando reduzir filas e acelerar os atendimentos à população.

A rede municipal também recebeu reforço profissional com a contratação de fisioterapeutas, nutricionista, técnica de raio-X e psicólogos para atuação nas UBSs. O município ainda implantou atendimento especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), beneficiando atualmente mais de 60 crianças em acompanhamento.

Entre as melhorias estruturais recentes estão ainda a reforma da Policlínica Municipal e a construção do novo posto de saúde do Jardim Santo Antônio.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.