Mais de 600 quilos de alimentos vencidos são identificados entre doações no Nova Esperança Rodeio 2025

Durante os três dias de festa do Nova Esperança Rodeio 2025, ocorrido no último fim de semana, a solidariedade se fez presente: mais de 12 mil quilos de alimentos foram arrecadados por meio das doações do público. No entanto, um fato lamentável veio à tona após a triagem dos donativos — cerca de 600 quilos de alimentos estavam vencidos, segundo a equipe responsável pela seleção dos itens.
Em vídeo publicado nas redes sociais, a Administração Municipal de Nova Esperança fez um alerta sobre o ocorrido. A suspeita é de que os produtos tenham sido adquiridos de vendedores ambulantes localizados nas imediações do recinto da festa. A publicação reforça: “O que a gente não quer pra nós, também não podemos desejar para nosso semelhante. As equipes estão fazendo a verificação. No ano que vem, não compre de ambulantes, compre do Mercadinho do Provopar”, diz a mensagem em tom de apelo.
Em nota oficial, a Prefeitura Municipal agradeceu a todos os participantes que contribuíram com doações, destacando o impacto positivo da campanha. “Queremos agradecer, de coração, a cada pessoa que fez sua doação durante o Nova Esperança Rodeio 2025. Foram mais de 12 mil quilos de alimentos arrecadados, que agora serão revertidos para centenas de famílias carentes do nosso município.”
A nota também parabeniza o empenho das equipes envolvidas: “Parabéns às equipes da Assistência Social e do PROVOPAR, que trabalharam com dedicação e amor para fazer essa corrente do bem acontecer.”
Entretanto, a Prefeitura fez questão de frisar a gravidade da situação envolvendo os alimentos impróprios para o consumo: “Infelizmente, também precisamos destacar um ponto triste: mais de 600 quilos de alimentos vencidos. Um ato que vai na contramão da solidariedade que vimos em tantos.”
As equipes da Assistência Social e do Provopar seguem analisando os donativos e reforçam o compromisso com a segurança alimentar das famílias assistidas. A orientação, para os próximos eventos, é que as pessoas redobrem a atenção ao adquirir alimentos destinados à doação, priorizando locais confiáveis e estabelecidos.