Expectativas de vida: a maioria dos jovens focam na carreira
Pesquisa do Nube traz dados e formar uma família se encontra em último lugar
De forma geral, os cidadãos fazem escolhas com vontade de "fazer dar certo" e atingir seus objetivos. Entretanto, no caminho, existem diversos obstáculos e, muitas das vezes, o destino muda os planos iniciais. Nesse sentido, o Nube - Estagiários e Aprendizes realizou um levantamento em seu site, entre 25 de março e 5 de abril de 2024, com a participação de 4.214 jovens, perguntando: "quais são as suas principais expectativas na vida?".
A maioria dos entrevistados focam na carreira
De acordo com os dados, 56% (2.360) querem construir uma carreira bem-sucedida e gratificante. Segundo Gabriel Siqueira, analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, essa escolha possui retornos diferentes dependendo do estágio da vida. "O sucesso profissional permite alcançar suas necessidades básicas fisiológicas, ter suas demandas de seguranças prevenidas, principalmente aquela de se sentir estável, as carências de estima e realização pessoal também são facilitadas", comenta.
Para Siqueira, isso está intimamente ligado aos ensinamentos de Abraham Maslow, psicólogo norte americano. "Ele publicou um estudo, intitulado 'A Theory of Human Motivation (1943)', apresentando a teórica de cinco níveis de 'necessidades humanas', sendo elas: fisiológicas, segurança, relacionamento, estima e realização pessoal", explica. Tudo isso corrobora para a decisão de focar no corporativo para a maior parte dos entrevistados.
Ter uma vida financeiramente estável ocupa o segundo lugar
Ainda conforme o levantamento, 25,18% (1.061) escolheram ter uma vida financeiramente estável. "Alcançar a independência financeira para segurança, liberdade ou conforto é o objetivo de vários estudantes, para muitos é o único ponto relevante e motivador", ressalta o analista de treinamento e desenvolvimento do Nube.
A fim de contextualizar, Siqueira acrescenta o pensamento com uma pesquisa realizada por um ex-professor de Harvard. "Mark Albion publicou em seu livro 'Making a Life, Making a Living (2000)' um estudo, acompanhando mil administradores recém-formados divididos em dois grupos. O primeiro tinha o objetivo de ganhar o máximo de dinheiro possível, independentemente de qual atividade exercesse. Já o segundo contava com o desejo de atuar em tarefas prazerosas, as quais lhe agradassem. Como resultado, após vinte anos, 101 desses formandos se tornaram milionários. Desse recorte, apenas um deles estava no primeiro grupo", afirma.
Isso é uma reflexão poderosa quando as finanças são colocadas à frente dos outros âmbitos da existência. "Se a meta é o acúmulo de patrimônio, o sucesso estará atrelado ao financeiro. Todavia, para alcançar níveis de realização pessoal, é necessário esse aspecto acompanhar as outras necessidades básicas humanas", conclui Siqueira.
Em terceiro no ranking, contribuir para o mundo ser melhor
Com 10,68% (450) dos votos, contribuir para o mundo ser um lugar melhor se encontra em terceiro no ranking. "Possibilitar a mudança na realidade de outras pessoas, auxiliar a preservação do meio ambiente, educar as próximas gerações, informar e garantir o acesso dos demais aos seus direitos, são exemplos de atividades capazes de transmitir essa sensação", exemplifica o expert do Nube.
Principalmente após a pandemia, a busca pelos valores pessoais acometeu a grande maioria dos profissionais. "Para muitos, o propósito de vida está vinculado aos nossos interesses, com um foco direcionado a energia e ao impacto gerado no planeta, deixando o individualismo e o egocentrismo para buscar o bem comum", destaca.
A vida familiar é o último foco nas expectativas de vida
Por fim, possuir uma família feliz e cheia de amor fecha o estudo, com 8,14% (343) das respostas. Para entender essa estatística, é preciso analisar o cenário atual. "No Brasil, problemas financeiros estão em segundo lugar quando se estuda os motivos para acontecer o divórcio. A volatilidade e liquidez nas relações são características presentes nas interações de hoje e isso impacta de várias maneiras".
De forma geral, a nação enfrenta problemas com dinheiro e muita gente opta por permanecer sozinho justamente pela ausência de estabilidade nesse aspecto. "A falta de equilíbrio da vida profissional pode impactar a construção familiar. Hoje, trocar relacionamentos, utilizando o pretexto de estar focado nas demandas empresariais, se tornou algo compreensível", adiciona o especialista.
Dicas para alcançar as expectativas de vida
Enfim, os dados demonstram uma busca incessante por cumprir e satisfazer os próprios sonhos. Para auxiliar quem está nessa missão, Siqueira separou algumas dicas. Veja:
1. Trabalhe suas expectativas e objetivos com os projetos;
2. Questione continuamente qual será a próxima ação para alcançar a meta;
3. Pergunte-se quais atividades do dia auxiliam a cumprir com seus intuitos.
"A frustração não estará vinculada a não conseguir realizar, mas no fato de passar diversos períodos sem buscar alcançar seu objetivo", finaliza Siqueira.
Fonte: Gabriel Siqueira, analista de treinamento e desenvolvimento do Nube
Serviço: Expectativas de vida: a maioria dos jovens focam na carreira
Sobre o Nube
Desde 1998 no mercado, o Nube oferece vagas de estágio e aprendizagem em todo o país. Possui mais de 16 mil empresas clientes, 22 mil instituições de ensino conveniadas no Brasil e já colocou mais de 1,4 milhão de estagiários e aprendizes no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e aprendiz por meio de relatórios de atividades.
Anualmente, são enviadas milhões de mensagens multicanais e encaminhados 1,3 milhão de candidatos. O banco de dados conta com 6,9 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer, gratuitamente, aos milhares de oportunidades oferecidas mensalmente. Para facilitar a vida dos cadastrados, foi desenvolvido um aplicativo disponível na Apple Store e Play Store.
O Nube também está presente nas principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Vimeo e YouTube. Com a TV Nube, oferece conteúdos voltados à empregabilidade, dicas de processos seletivos, currículos, formação profissional, entre outros. O cadastro é gratuito e pode ser feito no site www.nube.com.br.