A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


“Alistamento é dever de todo cidadão”, diz comandante do TG; jovens de 18 anos devem se alistar até 30 de junho sob risco de sanções


Por: Alex Fernandes França
Data: 26/05/2025
  • Compartilhar:

Prazo vale para jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2025; quem não se alistar fica impedido de tirar passaporte, assumir cargos públicos e realizar matrícula em instituições de ensino.

Tiro de Guerra 05/016 de Nova Esperança

A Junta de Serviço Militar de Nova Esperança alerta: jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2025 devem realizar o alistamento militar obrigatório até o dia 30 de junho. O procedimento pode ser feito presencialmente na sede da Junta, localizada na Prefeitura Municipal, ou de forma online pelo site oficial do Exército Brasileiro: alistamento.eb.mil.br.

O 1º Sargento Daniel Schunemann, comandante do Tiro de Guerra 05/016 de Nova Esperança, reforça a importância do cumprimento do dever constitucional:

“O alistamento é a porta de entrada para o cidadão exercer plenamente sua cidadania. É um compromisso com a Pátria e uma exigência legal. Aqueles que não se alistarem estarão em débito com o Serviço Militar e sujeitos a diversas restrições civis.”

Entre as sanções previstas para quem não se alistar estão a impossibilidade de obter passaporte, ingressar no serviço público, matricular-se em instituições de ensino, assinar contratos com órgãos públicos e obter registro profissional.

“A recomendação é que o jovem não deixe para a última hora. O processo é simples e rápido, tanto presencialmente quanto online. O importante é garantir que sua situação esteja regularizada”, orienta Schunemann.

O Serviço Militar é previsto no Artigo 143 da Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 4.375/1964 e pelo Decreto nº 57.654/1966. Todos os brasileiros do sexo masculino são obrigados a cumprir com essa exigência, que, em tempos de paz, inicia-se no dia 1º de janeiro do ano em que o cidadão completa 18 anos e vai até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.

“O alistamento não é apenas uma obrigação legal, mas um compromisso com a Pátria e com os direitos que cada cidadão deseja exercer”, afirmou o 1º Sargento Daniel Schunemann, comandante do TG 05/016 de Nova Esperança ( Fotos Alex Fernandes França) 

O período de prestação do Serviço Militar é de 12 meses, podendo ocorrer na Marinha, Exército ou Aeronáutica, conforme critérios das Forças Armadas e disponibilidade de vagas.

“Além da obrigatoriedade, o Serviço Militar também é uma oportunidade. Muitos jovens descobrem vocações, desenvolvem disciplina e têm acesso a treinamentos e formações que contribuem para o futuro profissional e pessoal”, destaca o 1º Sargento.

Para mais informações, os interessados podem procurar a Junta de Serviço Militar de Nova Esperança durante o horário de expediente da Prefeitura Municipal. Não perca o prazo. O alistamento é um dever legal e um ato de cidadania.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.