A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


10 fatos sobre os pais - Saiba a importância deles no desenvolvimento dos filhos


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 06/08/2021
  • Compartilhar:

Pesquisas mostram  que os pais exercem grande influência no desenvolvimento inicial de seus filhos e que os resultados benéficos do envolvimento se refletem ao longo de toda a vida. O Projeto Paternidade, um programa de paternidade sem fins lucrativos do Departamento de Psiquiatria do Massachusetts General Hospital (MGH), vinculado a escola de saúde de universidade de Havard, nos Estados Unidos, revisou mais de 200 pesquisas nesta área e encontrou 10 fatos positivos do envolvimento dos pais no desenvolvimento dos seus filhos.

Os resultados benéficos para as crianças não se limitam à infância. As pessoas com figuras paternas ativamente envolvidas durante a infância são mais propensas a ter níveis mais altos de sucesso em suas carreiras, uma chance melhor de ter um casamento forte e duradouro e uma capacidade aprimorada de lidar com o estresse. Achados relacionados indicam que a ausência emocional dos pais tem efeitos negativos duradouros no desenvolvimento infantil. A ausência do pai é definida como qualquer situação em que o pai está psicologicamente desconectado de seus filhos, esteja ou não morando no mesmo lar. Muitas vezes, o pai não está morando na mesma casa, mas o seu envolvimento, preocupação e presença é tão significativo que a criança tem um desenvolvimento saudável para enfrentar os desafios da vida.

? Pais e bebês podem ser tão ligados quanto mães e bebês. Quando ambos os pais estão envolvidos com a criança, os bebês são apegados a ambos os pais desde o início da vida.

? O envolvimento do pai está relacionado a resultados positivos de saúde infantil em bebês, como melhora no ganho de peso em bebês prematuros e melhores taxas de amamentação.

? O envolvimento do pai usando a paternidade autoritária (amando e com limites e expectativas claros) leva a melhores resultados emocionais, acadêmicos, sociais e comportamentais para as crianças.

? As crianças que sentem proximidade com o pai são: duas vezes mais propensas a entrar na faculdade ou a encontrar emprego estável depois do ensino médio, têm 75% menos probabilidade de ter um filho adolescente, 80% menos chance de passar um tempo na prisão e metade da probabilidade de apresentar múltiplos sintomas de depressão.

? Os pais ocupam um papel crítico no desenvolvimento infantil. A ausência do pai dificulta o desenvolvimento desde a infância até a idade adulta. O dano psicológico da ausência paterna experimentada durante a infância persiste durante todo o curso da vida.

? A qualidade do relacionamento pai-filho é mais importante do que a quantidade específica de horas passadas juntas. Pais não-residentes podem ter efeitos positivos no bem-estar social e emocional das crianças, bem como no desempenho acadêmico e no ajuste comportamental.

? Altos níveis de envolvimento do pai estão correlacionados com níveis mais altos de sociabilidade, confiança e autocontrole em crianças. Crianças com pais envolvidos têm menos probabilidade de se envolver em conflitos na escola ou de se envolver em comportamentos de risco na adolescência.

? As crianças com pais ativamente envolvidos são: 43% mais propensas a ganhar A na escola e tem  uma probabilidade 33% menos de repetir uma nota do que aquelas sem pais envolvidos.

? O engajamento do pai reduz a frequência de problemas comportamentais nos meninos e, ao mesmo tempo, diminui a delinquência e a desvantagem econômica nas famílias de baixa renda.

? O envolvimento do pai reduz problemas psicológicos e taxas de depressão em mulheres jovens.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.