A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Piso salarial dos Professores em Alto Paraná


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 26/09/2024
  • Compartilhar:

"Candidatos a prefeito não se manifestaram sobre o piso dos professores", indigna-se a presidente do Sindicato dos Servidores de Alto Paraná e região, Prof.ª Tamires, ao tomar posse

A posse da Nova Diretoria do Sindicato dos Servidores de Alto Paraná e Região aconteceu na sexta-feira (20). Ao Jornal Noroeste, a nova presidenta Professora Tamires   destacou “a falta de compromisso dos candidatos com a categoria”.

Na última sexta-feira (20) aconteceu a posse da Diretoria do Sindicato dos Servidores de Alto Paraná e Região. Diversos candidatos a Prefeito foram convocados a se manifestar sobre o pagamento imediato do Piso Salarial dos Professores, demanda principal da categoria, no entanto os Candidatos simplesmente ignoraram o convite, ou o que é ainda pior, confirmaram a participação no evento e não apareceram.

O evento foi marcado pela grande presença das mulheres que prestam serviço para os municípios da região. Em todas as prefeituras do Paraná, a força de trabalho feminina representa até 90% do quadro efetivo dos trabalhadores municipais. Em contraste, dentre os 399 municípios do Paraná, apenas 152 dos 1137 candidatos à prefeitura são mulheres nas eleições municipais de 2024, correspondendo aproximadamente a 7,5% do total, segundo dados do TSE. Na prática, os homens são os “patrões” que definem se as mulheres e demais minorias irão receber seus direitos ou não!

O evento da posse contou com a manifestação de apoio da população que vê na Educação uma porta permanente de acesso aos seus direitos, pois sem a alfabetização realizada ainda na educação infantil, ninguém teria meios de reivindicar seus direitos.

Estiveram presente no evento, a Presidente Prof.ª Tamires, os funcionários do SSPMAP e os demais integrantes da diretoria do Sindicato: Robsoncley Garcia Olgarin, Adriano Vasconcelos Riato, Gislaine Priscila Secco Silva, Eliane Cristina Vedana Roncaglio.

Também compareceu ao evento o advogado Dr. Bruno Schmidt da CUT-PR.

 “Enviamos convites formais para mais de 7 candidaturas da Região, somente uma correspondeu ao chamado, parece que os candidatos a Prefeito querem ganhar a eleição sem dialogar com cos professores e demais servidores” relatou indignado o Diretor Robsoncley que já foi perseguido e até mandado embora por trabalhar no Sindicato defendendo o interesse da categoria.

“A verdade é que sem o Sindicato para defender a categoria dos servidores os Prefeitos poderiam fazer o que bem entendessem, pois não há compromisso real com a educação, só falam em comprar e construir, deveriam falar em cuidar das pessoas, e isso só é possível com a valorização dos servidores. É a lógica capitalista aplicada a gestão municipal, prejudicando o futuro das novas gerações. Se nada for feito nesta eleição serão mais 4 anos de retrocessos no Paraná” relata em tom sereno a Presidente Tamires.

Prof. ª Tamires também diz que há uma lista de 14 exigências que foram aprovadas pela categoria no começo do ano. “São direitos que não estão sendo cumpridos como o pagamento da insalubridade e o vale transporte”, frisou.

“No Paraná o mau exemplo vem de cima. O governo do Paraná aprovou há poucos meses a Privatização de mais de 200 escolas, passando o controle financeiro das entidades de ensino para empresas privadas que possuem um objetivo claro: lucrar e faturar alto com a precarização da educação de nossas crianças. Os nossos alunos e professores merecem mais, no entanto nada acontecerá sem conscientização e luta por direitos”, finalizou a Professora Tamires.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.