Aprenda a usar papel de parede para renovar o seu guarda-roupa!
Foto: Matheus Ilt/Reprodução/Instagram
O guarda-roupa embutido é um móvel difícil de se renovar, por sua principal característica: ser fixo. Com o passar do tempo, o visual pode ficar ultrapassado e até prejudicar a decoração do cômodo.
Mas a durabilidade do móvel não significa, necessariamente, impedimento para mudar sua aparência. Uma solução fácil, prática e barata é aplicar papel de parede no armário, transformando-o e conservando-o.
Como bases neutras têm sido tendências na decoração contemporânea, apostar em estampas no armário embutido acaba se tornando uma opção viável para acrescentar personalidade ao ambiente. Tanto do lado de fora quanto para revestir o interior do armário, os papéis de parede mostram-se interessantes.
As inúmeras cores, texturas e estampas no mercado servem para revestimento de armários, inclusive os de closet ou de quartos infantis. A vantagem desse material é sua versatilidade, já que pode ser trocado sempre que se quiser dar um novo visual ao ambiente. Se a ideia for a contrária, de perpetuar uma decoração, o papel de parede também é um elemento de durabilidade e de fácil conservação.
Foto: Ale Santana/Reprodução/Pinterest
Nem só papel, nem só parede
Apesar de o nome indicar um material específico para um único uso, papel de parede pode ser feito de outros materiais e adquirir novas funções. Para revestir um móvel, pode-se usar tanto a versão tradicional, em papel, quanto as opções vinílicas.
O papel de parede tradicional tem limpeza e conservação mais especial, devendo ser limpo com aspirador. O outro tipo, mais recomendado para cobrir móveis, é o vinílico: mais fácil de ser aplicado e de limpar com um pano úmido.
Outras alternativas são os papéis texturizados, que dão charme no decór, porém não devem ser aplicados em todo o guarda-roupa embutido, para não sobrecarregar o visual. Recomenda-se cobrir detalhes do móvel, como, por exemplo, alguns relevos.
Guarda-roupa das crianças
Uma das grandes dificuldades de decorar o quarto infantil pode ser o armário embutido comum que, em muitos casos, pode não combinar com o restante do mobiliário e do adornos, especialmente em imóveis alugados. A solução é optar pelo papel de parede infantil para revestir esse armário.
O mercado dispõe de uma gama de estampas para crianças de todas as idades, permitindo que o móvel seja mudado, conforme a decoração do quarto vai acompanhando o crescimento dos filhos.
Foto: Lar Adesivos/Reprodução
Como escolher
Antes de renovar a aparência dos armários embutidos é preciso planejar: medir cuidadosamente a área onde o papel de parede será aplicado e estudar as opções de tipos e estampas de acordo com a decoração de cada cômodo.
Móveis revestidos com papéis de parede tornam-se pontos focais em ambientes. Portanto, é necessário cuidado e critério na escolha das estampas. O mais indicado é acompanhar as cores de outros elementos decorativos do espaço. Estampas geométricas e tons neutros costumam agradar mais aos olhos.
Em quartos infantis, tanto estampas figurativas quanto abstratas podem funcionar. Escolher motivos que agradam por mais tempo ajuda a não precisar renovar sempre o móvel. Tons claros iluminam o ambiente assim como cores suaves auxiliam a relaxar.