As expectativas com a baixa latência no 5G
Desde que ficamos cientes da chegada da tecnologia 5G, nossas expectativas por uma capacidade de conexão totalmente melhorada só aumentaram. No dia 06 de Julho deste ano (2022), operadoras, como TIM, VIVO e Claro, ativaram o sinal do 5G em Brasília e é claro que muito tem se especulado com a promessa de oferecer uma velocidade de conexão jamais vista antes, alcançando até 1 Gb por segundo, o que pode ser entendido como quase 50 vezes a velocidade que estávamos acostumado com o atual 4G.
A grande realidade é que muito foi falado sobre uma tecnologia revolucionária que nos levará a outro patamar da internet, como uma melhor experiência dentro do Metaverso ou até mesmo controlar carros remotamente, coisas que para muitos de nós ainda são pouco acessíveis e que ainda irão exigir um maior investimento em pesquisa e desenvolvimento. Por isso, quando falamos das vantagens do 5G, vamos analisar novas aplicações que de fato serão viáveis a curto prazo para usuários e gamers com o advento da baixa latência que a nova geração irá oferecer.
A latência é a quantidade de tempo que uma informação leva para ser enviada de um ponto para outro. Sua ordem de grandeza no 5G é dada em milissegundos (ms) e, portanto, quanto menor, mais rápido é o envio da mensagem entre os pontos de conexão. Enquanto a latência do 4G fica em torno de 80 milissegundos, a do 5G fica entre 1 e 4 milissegundos. Essa característica de fato irá nos trazer benefícios na prática, impactando nas aplicações e como usamos os dispositivos móveis.
Juliano Bazzo do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, separou quatro das principais melhorias que a baixa latência oferecida pelo 5G irá proporcionar no dia-a-dia. Confira:
1- Tempo de resposta e menos lag nos Games: O 5G promete uma velocidade extremamente alta com uma latência baixa. O lag (atraso) pode ser definido como um tempo de resposta prejudicado referente ao congestionamento da rede e, muitas vezes, pode ser o resultado entre uma vitória e uma derrota dentro do game, por exemplo. Com o 5G, os dados serão enviados em uma velocidade de fato muito superior, podendo ser até 10 vezes mais rápida que a internet atual.
2- Tempo de download reduzido: Com o 5G instalado em nossas residências e dispositivos, teremos uma melhora drástica na velocidade dos downloads. Antes, com o 4G, a velocidade podia chegar a algumas dezenas de Mbps de download dependendo da qualidade da sua conexão. Já com o 5G a velocidade deve ser de 10 vezes maior, podendo até alcançar até ultrapassar 1 Gbps. Uma grande redução no tempo de espera para baixar conteúdo.
3- Cloud Gaming: Caso o streaming de jogos (Cloud Gaming) se estabeleça ao lado do 5G, a possibilidade de uma biblioteca de games acessíveis é totalmente possível, não sendo mais necessário ter uma placa de vídeo ou algum smartphone de última geração para jogar, afinal tudo estará armazenado na nuvem e disponível para o usuário por meio até dos navegadores, como o Google Chrome. É claro que a tecnologia Cloud Gaming está aos poucos sendo desenvolvida, e para um bom funcionamento é indispensável uma conexão mais rápida. Com o auxílio do 5G, sua permanência pode se confirmar.
4- Ascensão do Mobile: Se pararmos para analisar, em 2019 apenas 0,2% dos smartphones tinham capacidade para o 5G. Hoje em dia, esse número subiu para 21,8%. O futuro é promissor para os celulares, com a conexão extremamente rápida do 5G, o tempo de resposta dos dispositivos diminuirá, oferecendo mais velocidade para navegarmos na internet com inúmeras abas abertas e aplicativos funcionando simultaneamente sem travar. Dispositivos que exigem conexão remota, como Alexa e Smartwatches e alguns eletrodomésticos também terão seus desempenhos melhorados. Já nos games, podemos garantir que, os jogos que antes eram viáveis apenas em plataformas mais robustas, como Xbox e Playstation, agora podem fazer parte das plataformas Mobile.
--
Sobre o Sidia: Fundado em 2004, o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia é um dos maiores institutos de PD&I do país e responsável por implementar soluções tecnológicas inovadoras para o mercado local e global. O Sidia é referência no desenvolvimento de tecnologias focadas em 5G, IoT, Inteligência Artificial, VR/AR, Softwares Embarcados, Automação Industrial, Visão Computacional, entre outros. Atua em diversos setores como Indústria 4.0, Saúde e Varejo, criando novas tendências e oportunidades de negócios.
Com três sedes em Manaus (AM) e uma em São Paulo, o time do Sidia é formado por mais de 1.300 profissionais engajados com a inovação, composto por especialistas de diferentes formações intelectuais e culturais, além de infraestrutura de ponta
Sobre o Manaus Tech Hub: O Manaus Tech Hub é um espaço com o objetivo de promover o desenvolvimento e o crescimento de startups na Amazônia, com inovação aberta e oportunidades em novos negócios, conectando empresas do Polo Industrial de Manaus, governos e empreendedores.
Trata-se de uma iniciativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia com o propósito de contribuir com o ecossistema de inovação da região.