Reabertura do comércio foi marcada com grande movimentação nas ruas da cidade
Comitê de Enfrentamento da pandemia do Coronavírus (CEC) decidiu pela reabertura do comércio “com moderação”
O Comércio de Nova Esperança voltou ao funcionamento ontem, segunda-feira (06) após deliberação entre os membros do Comitê de Enfrentamento da pandemia do Coronavírus (CEC). Segundo o município, a medida é uma recomendação e não uma obrigação; quem optar, ainda poderá preservar as medidas de distanciamento social.
Para a abertura ficaram estabelecidas regras e exigências. Empresas, indústrias e comércios precisam manter hábitos higiênicos e disponibilizar equipamentos de proteção individual para seus colaboradores. Além disso, o decreto estabeleceu outras medidas que precisam ser rigorosamente adotadas para preservar funcionários e clientes.
Buscando o equilíbrio e ponderação, o novo decreto permitiu o retorno das atividades. Porém em casos emergenciais, o mesmo poderá ser revogado e novas medidas devem ser avaliadas e decidas através do comitê.
O perigo não acabou. As pessoas ainda precisam manter os hábitos de higiene pessoal, distanciamento de outras pessoas, ao tossir ou espirar devem proteger com lenço ou cotovelo e só devem sair de suas casas em extrema necessidade.
O decreto 5.141 pode ser acessado e baixado no site da Prefeitura de Nova Esperança no menu legislação/ leis municipais ou ainda pelo link: https://bit.ly/3aKIRDA
A Anvisa integra o Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus. Instituído pelo Ministério da Saúde, o comitê tem como objetivo preparar a rede pública de saúde para o atendimento de casos no Brasil.
Conheça as ações da Anvisa para enfrentamento da pandemia.
Recomendações em caso de sintomas
Tem uma gripe leve? Aguarde em casa
Tem febre e tosse? Procure um posto de saúde
Está com falta de ar? Vá à emergência do hospital mais próximo