Números de casos de Covid-19 disparam e Saúde alerta para a manutenção dos cuidados preventivos e vacinação
Idosos e pessoas com comorbidades devem redobrar a atenção. Uso de máscaras ainda é recomendado para ambientes fechados e com aglomeração
Os novos casos de Covid-19 acenderam o alerta das autoridades de Saúde de Nova Esperança. Segundo a Enfermeira Larissa Yanaze, Chefe da Sessão da Divisão de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, “diante do aumento nos números de casos novos, é importante as pessoas que apresentarem sintomas respiratórios manter o uso de máscaras, principalmente em locais fechados e aglomerados, pois também existe a prevalência de outros vírus circulantes, como adenovírus, rinovírus, influenzas (em geral) inclusive o H1N1. Nota-se que houve um relaxamento, muito em função da vacinação, que se mostrou eficiente, mas ainda assim é necessário manter certos cuidados, incorporando hábitos para a vida toda”, frisou.
A Secretaria da Saúde pede que as pessoas não se descuidem com relação ao esquema vacinal primário para a Covid-19 e as doses de reforço, que podem ser realizadas a cada 04 meses, lembrando que também estão disponíveis para os bebês a partir de 06 meses.
“Notamos um aumento significativo nos casos e na contramão disto, as pessoas não estão tomando as doses de reforço, diminuindo consideravelmente a procura por vacinas, tanto que a nível regional contabiliza-se uma grande quantidade de doses vencidas devido à baixa procura. Não deixe de se vacinar”, alerta Larissa Yanaze (foto).
O município de Nova Esperança fechou o mês de novembro com 139 casos confirmados para Covid-19 e agora, na primeira semana de novembro já soma 69 casos positivos notificados, ou seja, em apenas 07 dias já conta com metade dos casos contabilizados no mês anterior. “Isso não leva em conta os pacientes que fazem testes rápidos em farmácias, outras cidades ou que não foram notificados em nenhuma das formas. Graças à vacinação os casos são considerados leves, porém existem ainda casos que acabam necessitando de hospitalização. Vamos nos cuidar”, finalizou a Enfermeira Larissa Yanaze, Chefe da Sessão da Divisão de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Nova Esperança.