A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Agosto Dourado e a importância do Aleitamento Materno


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 07/08/2023
  • Compartilhar:
Ilustrativa/Freepik

A campanha Agosto Dourado foi criada nos Estados Unidos em ação conjunta entre Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no ano de 1992. Segundo a OMS e UNICEF, cerca de 6 milhões de vidas salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva. Portanto, o Agosto Dourado, é um mês dedicado ao incentivo do Aleitamento Materno cuja a campanha é de abrangência mundial. Esta campanha tem como finalidade, a conscientização das mães sobre a necessidade da amamentação exclusiva do seu bebê (cerca de 8 a 10 vezes ao dia) nos primeiros meses de vida. Além de alimentar, acalenta e acalma o seu bebê, estimula a face, os lábios e mandíbula durante a sucção sendo fundamental no desenvolvimento muscular e psicomotor, e ainda gerando um vínculo entre mãe e filho e que toda a mãe deve experimentar. 

A campanha do Aleitamento Materno no Brasil já é feita há mais de 40 anos e o mês de agosto foi escolhido com o nome Agosto Dourado se referindo ao padrão ouro de qualidade do leite materno e a sua importância na amamentação.

O incentivo à amamentação, onde a mãe é a grande protagonista do aleitamento materno é conscientizar a relevância dessa prática em lugar público ou não, já que se trata de um alimento ecológico e tem todos os ingredientes do que o bebê precisa, pelo menos até o 6º mês de vida. Nesta fase não há necessidade de dar chá, sucos ou água. Após o 6º mês há necessidade de complementação alimentar. As próprias indústrias fabricantes de leite infantil reconhecem a importância do leite materno e da amamentação.

O leite materno é um leite completo, fácil digestão, desde os primeiros dias de lactação (chamado colostro) e posteriormente leite de transição até o leite maduro, constituído de água, proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas, sais minerais e componentes imunológicos, necessários para que o bebê tenha uma alimentação completa  para um  desenvolvimento saudável, protegendo-o contra infecções e desnutrição, menor risco de alergias, como a  da proteína do leite de vaca, a dermatite atópica, entre outras. É como se fosse uma vacina. O aleitamento frequente vai garantir a produção de leite. Estatisticamente está provado que o aleitamento materno, desde as primeiras horas de vida, é importante para o bebê e para a mãe que auxilia nas contrações uterinas pós parto, diminuindo o risco de hemorragia e reduz a mortalidade neonatal.

Muitas vezes, as mães são carentes na produção do leite materno pelos mais variados motivos e são obrigadas a frequentarem os bancos de leite humano, constituídos por aquelas mães que têm grande produção desse alimento. O agosto Dourado também incentiva a necessidade de doações de leite materno para que esses bancos fiquem bem abastecidos com um volume de leite suficiente e possam ajudar mais bebês na alimentação, principalmente os prematuros.

Os profissionais de saúde exercem  um papel importante  em todas as épocas e   ações do SUS,   em especial no Agosto Dourado, quando  orientam as mães da importância da amamentação, orientações sobre o assunto nas redes sociais, orientar as mães que têm dificuldade em amamentar, esclarecer dúvidas, apoiar a campanha do aleitamento materno,  que as mães que trabalham têm o direito de  amamentar  o seus filhos  por lei, etc. Para que os objetivos sejam alcançados, são necessários que todos não meçam esforços para contribuir com a conscientização das mães quanto aos benefícios do aleitamento materno.

Dr. Juarez de Oliveira é  Médico da E.S.F. – Nova Esperança PR

 

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.