A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Município 'responde bem' ao seguir medidas de prevenção contra a Covid-19


Por: Alex Fernandes França
Data: 08/05/2020
  • Compartilhar:

Secretária de Saúde alerta que as recomendações precisam ser seguidas pela população e que a adoção dos novos hábitos está surtindo efeitos positivos: “não podemos baixar a guarda”, alerta Isabel Cristina Cancian. Isolamento social é a melhor forma de prevenção, mas quem precisar sair de casa deve continuar usando máscara para ajudar a evitar a contaminação.

O município de Nova Esperança segue em estado de alerta no combate à Covid-19 e vem atuando, dentro dos protocolos estabelecidos pelos órgãos de Saúde Estadual e Federal na identificação, notificação, investigação e manejo oportuno de casos suspeitos do novo Coronavírus. Recentemente uma criança, suspeita de estar infectada pela Covid-19 e que chegou a ficar internada por vários dias no Hospital Municipal recebeu alta e seus exames clínicos deram negativo para a doença. “Todos os pacientes que chegaram ao Hospital com sintomas de gripe e que foram testados, nenhum foi confirmado. Os 06 casos que foram confirmados nem sequer chegaram a ser internados. Tiveram sintomas leves, alguns sequer sentiram algo. Mediante isso ficaram em suas casas em isolamento”, informou a Secretária Municipal da Saúde,  Isabel Cristina Cancian.

De todos os casos confirmados, 05 eram trabalhadores de uma empresa de Paranavaí que teve um surto da Covid-19. Ao todo eram 53 funcionários, sendo que todos passaram por consultas. Deste total apenas alguns apresentaram sintomas e 05 foram testados sendo todos confirmados para a Covid-19. Os demais passaram a ser monitorados e ficaram em isolamento domiciliar a partir do momento em que a empresa informou os dados de cada um à Vigilância em Saúde Pública de Nova Esperança. “Todos, independentemente de sintomas ou não cumpriram o protocolo, assinaram o termo de responsabilidade acerca do cumprimento da quarentena, evitando assim possível propagação da doença”, ressaltou Cancian. Para sucesso nas medidas de propagação todo paciente com síndrome gripal acaba sendo considerado um possível portador do coronavírus. O município está realizando  isolamento domiciliar por 14 dias tanto a pessoa com sintomas respiratórios como os comunicantes (as pessoas que residem no mesmo endereço), ainda que estejam assintomáticas. Esse público é considerado "Pessoas Suspeitas com monitoramento".

Muito embora Nova Esperança pertença à  15ª Regional de Saúde de Maringá, que apresenta um Coeficiente de Incidência considerado abaixo da incidência Nacional, com 106 casos confirmados por 1 milhão de habitantes, a proximidade com de Paranavaí, que pertence à 14ª Regional de Saúde (697 casos por milhão de habitantes) faz com que a preocupação seja grande diante da incidência entre 50% da incidência nacional. “Por isso não podemos vacilar. Muitas pessoas se deslocam a Paranavaí e isso nos preocupa”, informou a Secretária. 

Higienização e uso de máscaras

 A higiene das mãos (com preparação alcoólica 70% ou sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, incluindo a Covid -19. Tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção destas infecções. O uso de máscaras, que se tornou obrigatório em todo o Paraná também é outra medida muito eficaz para se evitar a propagação da Covid-19. 

“Estamos bem e a flexibilização está sendo geral, mas não podemos relaxar. Exemplo disso é que os municípios da região aos poucos estão retomando suas atividades, sempre com muita preocupação e cuidado. Estamos às vésperas de mudanças climáticas, o que nos preocupa, pois agora vão ocorrer mais casos de gripe. Não é por que os números nos favorecem é que podemos relaxar”, frisou Isabel Cristina Cancian. 

Segundo o último Boletim Informativo de 06 de maio, Nova Esperança apresentou 178 casos notificados sendo destes 161 encerrados, 11 suspeitos em isolamento domiciliar, nenhum internamento e 06 positivos (já recuperados). Ao todo o Paraná tem 1.588 casos confirmados e 99 óbitos.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.