A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Hemocentro e Associação de Doadores promovem coleta de sangue e cadastro de medula na próxima terça (01)


Por: Alex Fernandes França
Data: 27/03/2025
  • Compartilhar:

Ação no Salão de Festas Nossa Senhora das Graças busca reforçar estoques do Hemocentro; doadores também podem se cadastrar para medula óssea

Sua doação de sangue é a esperança que alguém aguarda em um momento de luta pela vida - Freepik

A Associação dos Colaboradores e Doadores de Sangue de Nova Esperança, em parceria com o Hemocentro Regional de Maringá, promoverá uma importante ação de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea na próxima terça-feira, 01 de abril. O evento acontecerá no Salão de Festas da Comunidade Nossa Senhora das Graças, na Vila Silveira, próximo ao Hospital Municipal, a partir das 08h30, e seguirá até que a capacidade de atendimento seja atingida.

Adelson Luiz Benassi, presidente da Associação de Colaboradores e Doadores de Sangue, destacou a relevância da doação voluntária para a manutenção dos estoques sanguíneos. "A doação de sangue não afina nem engrossa o sangue. Existe uma falsa ideia de que, após doar uma vez, a pessoa tem que doar sempre. Isso não é verdade", afirmou, buscando combater mitos e incentivar a população a participar da iniciativa.

A necessidade constante de doadores

O Hemocentro Regional de Maringá enfrenta uma demanda diária de, no mínimo, 50 doadores para manter os estoques em níveis adequados e atender pacientes que necessitam de transfusões. "Doar sangue é um ato de amor que salva vidas", reforçou Benassi, conclamando a comunidade a se mobilizar para ajudar aqueles que dependem desse gesto solidário.

Nova Esperança tem se destacado positivamente nessa causa, com 500 pessoas cadastradas na Associação de Colaboradores e Doadores de Sangue. Além disso, o município apresenta um dos maiores índices de doadores regulares do Paraná, chegando a 65%.

Combate à desinformação e incentivo à doação

Apesar do avanço na conscientização, ainda existem barreiras a serem superadas, como o medo, a falta de informação e crenças equivocadas sobre a doação de sangue. "É preciso desmistificar o senso comum de que doar sangue faz mal. Muito pelo contrário, doar sangue é doar vida, amor e esperança", enfatizou Benassi.

Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, por meio dos hemocomponentes e hemoderivados extraídos (plaquetas, plasmas, concentrados de hemácias e crioprecipitado). Além disso, os doadores também contam com incentivos, como meia-entrada em shows e eventos, fortalecendo o ciclo de solidariedade na comunidade.

Para mais informações sobre a doação de sangue e cadastro de medula óssea, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 99953-2250.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.