Como fortalecer nosso sistema imunológico, em tempos de pandemia?
É inevitável, infelizmente em algum momento da nossa vida, entraremos em contato com o vírus, que causa a tão temida Covid-19.
Mas calma, não é porque você teve contato com ele, que você ficará doente. De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das pessoas que entram em contato com o vírus são assintomáticas, ou seja, não apresentam nenhum sintoma ou são oligossintomáticos, ou seja, apresentam um ou outros sintomas de forma bem leve; 20% dos casos precisam de atendimento hospitalar, pela dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
E o que devemos fazer para evitar que fiquemos doentes?
Devemos seguir as orientações do Ministério da Saúde, que tem de maneira exaustiva ensinado a nós, manter a etiqueta respiratória, mudar hábitos de comportamento, intensificar cuidados com higiene e principalmente, manter o distanciamento social e evitar aglomerações de pessoas.
Outra forma é através do fortalecimento do nosso sistema imunológico.
Mas como conseguimos fortalecer nosso sistema imunológico?
Sinto em dizer, mas não existe receita milagrosa, chás de internet, soro da imunidade, ingestão de bebidas alcóolicas, nada disso irá ajudar.
Você pode fortalecer através de vacina, mas ainda não existe uma confiável para o Covid-19, esforços tem sido feito em todo mundo, afim de produzi-la.
Enquanto ela não chega, você pode fortalecer seu sistema imunológico, através de bons hábitos, precisamos aprender a ter um estilo de vida mais saudável e disciplinado.
Mas que fatores seriam estes?
- Dormir bem – Procure descansar, é durante o sono que nosso cérebro se reorganiza, procure dormir de 7 a 8 horas por dia. Quando estiver próxima a hora de dormir, crie uma rotina, isso pode ajudar, desligue a TV, rádio, procure ler um livro, é hora de você ter um pouco de paz, que tal respirar e meditar? Não se alimente muito, procure deixar seu quarto escuro e calmo, desconecte-se do mundo, não fique mexendo no celular.
- Tome sol – se expor ao sol antes das 10 horas e depois das 16 horas, ajuda na produção de vitamina D.
- Evite estresse e ansiedade – em tempos difíceis que estamos vivendo, somos bombardeados com notícias sensacionalistas, fake News, que nos prejudicam e faz mal ao nosso organismo, o estresse e ansiedade fazem com que, haja liberação de cortisol que em excesso pode trazer problemas gastrointestinais, irritação, nervosismo, tristeza, impaciência, insônia, dores e até coceira. e isso faz com que a nossa imunidade abaixe.
Por isso, mantenha sua mente sã, procure realizar atividades que você goste de fazer, evite situações estressantes, alimente sua mente com coisas boas, desligue a TV, leia um livro, assista bons filmes, cante, dance, ria muito e namore a pessoa amada.
- Pratique exercícios físicos regulares e moderados – Quando você fica muito tempo deitado no sofá, seus vasos sanguíneos são comprimidos, fazendo com que suas extremidades fiquem arroxeadas, por falta de sangue. Por outro lado, se você faz exercícios físicos exaustivos, até que seu músculo falhe, as células de defesas vão todas reparar o músculo lesado, desviando a atenção para um possível ataque de um vírus invasor, resultando em baixa de imunidade.
Portanto nem a falta e nem o excesso, devemos sim, em tempos de pandemia fazer exercícios físicos moderados e regulares, pois eles aumentam a imunidade. Lembrando sempre de beber água, durante o seu treino.
- Procure ter uma alimentação saudável – Quanto mais saudável sua dieta melhor, cuidar da alimentação é uma questão de saúde. Ingira comida de verdade, evite alimentos industrializados, processados e com corantes, coma legumes, verduras, carnes, peixes, oleaginosas e frutas. Mastigue bem os alimentos, coma em pequenas porções e não ingira líquido durante as refeições. Evite açúcar e álcool, diminua o sal.
Enfim, com hábitos saudáveis e mantendo o bom humor, você pode ter um organismo mais fortalecido para enfrentar essa guerra. Cuide-se.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.