A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Agosto: o mês dourado da amamentação


Por: Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Data: 03/08/2023
  • Compartilhar:

Agosto, mês que celebramos um poder mágico e poderoso, que une como um imã mãe e filho, onde através da amamentação a troca de olhares, toques, cheiros, carinhos surgem naturalmente, e a relação entre o bebê e sua mãe se fortalece criando laços para vida toda.

        Por causa disso, é nosso dever enquanto família e sociedade preservar o direito sagrado e belo, da mãe de poder amamentar o seu filho.

        Todos os anos acontece a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), sempre na primeira semana de agosto, este ano começou nesta terça-feira dia primeiro e irá até dia sete. A SMAM é organizada pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA), que definiu como tema para este ano de 2023 Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham.

        Com este tema a WABA quer chamar atenção para as dificuldades que pais e mães vivem para conseguir amamentar de forma exclusiva e preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é exclusiva até seis meses, e complementada até dois anos ou mais.

        A WABA ainda defende a ampliação da licença maternidade remunerada e a adequação dos ambientes de trabalho para mães e bebês. Possibilitando assim facilitar a amamentação, envolvendo as pessoas e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho, e conscientizar sobre ações de melhoria das condições de trabalho.

        “O aleitamento materno é um direito bilateral, da mãe de amamentar seu filho mesmo trabalhando, o que é garantido pelas normas trabalhistas, e do bebê de ser alimentado adequadamente para crescer e se desenvolver em condições saudáveis, conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)” , salienta Danielle Aparecida da Silva, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança  e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

        Além da SMAM, o então presidente da república Michel Temer, institiu a Lei nº 13.435, em 12 de abril de 2017, que define que o mês de agosto seja o mês do aleitamento materno. Portanto, o mês de agosto ficou conhecido como “Agosto Dourado”, o mês do Aleitamento Materno no Brasil, que intensifica as ações intersetoriais de conscientização, e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, assim são promovidas diversas ações em todo o país, durante todo o mês de agosto.

        O símbolo da campanha é o laço dourado, a cor dourada remete ao padrão ouro de qualidade, pois, é o melhor alimento para o bebê. E o laço tem um significado, tão belo e relevante. O lado direito é a mãe, e o lado esquerdo é o bebê, e são do mesmo tamanho, simétricos, pois, um depende do outro, os dois são vitais para o sucesso da amamentação. O nó é o pai, a família e a sociedade, que têm o papel de dar suporte à mãe. E as pontas, são o futuro, com aleitamento materno exclusivo por 6 meses, e a amamentação continuada por 2 anos ou mais.

        De acordo com dados do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, apesar de a prática da amamentação ter aumentado no Brasil nos últimos anos, sua duração ainda é menor do que a recomendada. Segundo dados de 2021 da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), as estatísticas estão abaixo do ideal apenas quatro em cada dez (44%) crianças são amamentadas exclusivamente nos primeiros seis meses de vida.

        A OMS, salienta que o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade na vida adulta, além de proteger a mãe contra alguns tipos de câncer e ajudar na recuperação pós-parto.

        Por tudo isso, abrace com amor essa causa, seja um simpatizante desse nobre e sublime ato que é amamentar, protegendo e incentivando sempre.

Ana Maria dos Santos Bei Salomão

Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.