Pandemias, epidemias, surtos, e agora?
Peste bubônica, gripe espanhola, gripe asiática, ebola, doenças que assolaram o mundo, ceifando e espalhando terror no passado.
Hoje estamos enfrentando com grande temor a chegada de mais uma pandemia, o Covid-19, vemos também uma tragédia anunciada fazendo vítimas a dengue e doenças erradicadas estão voltando, como por exemplo o sarampo.
Sim, um quadro de medo, preocupação, incertezas e confusão, tem invadido nossa mente. O que é normal, consequentemente ficamos estressados e inseguros. Mas é a hora de sermos prudentes e não entrarmos em pânico. Mantenha a calma.
Ao meu ver, não existe uma doença mais ou menos importante, todas são relevantes e cabe a nós adotarmos certos cuidados preventivos, mudar hábitos e comportamentos.
Devemos cuidar da nossa saúde e das pessoas que nos cercam. Devemos sim cuidar das pessoas que amamos. É hora de ficarmos mais em casa, evitar ambientes fechados; abra as janelas e deixe o calor do sol invadir o ambiente.
Evite aglomerações de pessoas, deixe de ir ao cinema e campos de futebol. Preço pequeno comparado a um ganho maior. Evite lugares lotados. Evite horário de pico em mercados e ônibus.
Nós brasileiros, temos o costume de nos abraçar e beijar como forma amistosa de cumprimentar, é hora de evitar esse contato, dê um belo sorriso, olhe nos olhos da pessoa e dê o seu bom dia e diga o quanto está feliz em vê-lo, com certeza a pessoa entenderá e não ficará ofendida. Mantenha um distância de 1 metro da pessoa.
Aproveite que você está em casa e arrume a sua casa, procure por possíveis focos do Aedes aegypti e o elimine; faça uma faxina, não deixe água parada e lixo acumulados.
Use e abuse de repelente mesmo dentro de casa, não se arrisque.
Procure postos de saúde, leve a carteirinha de vacina e atualize seu estado vacinal. As campanhas de vacinas são um presente que nos é ofertado e devemos receber com alegria. Presente este que nos traz saúde.
Procure fazer atividades físicas ao ar livre.
Beba bastante água, se hidrate. A água de coco também é bem vinda, quando nos hidratamos prevenimos diversas doenças. Quando digo hidratar estou me referindo à água, água de coco, sucos naturais, deixe de lado ou diminua o consumo de refrigerante e bebidas alcoólicas.
Tenha bons hábitos de higiene e tome banho todos os dias.
Lave suas mãos corretamente com água e sabão, não se esquecendo de lavar entre os dedos, polegares, ponta dos dedos e punho.
Lave as mãos antes e depois das refeições, antes e depois de tocar os olhos, boca e nariz, antes e depois das refeições, ao chegar e sair do trabalho e em casa, depois de tossir e espirrar, antes e depois de cuidar de alguém doente, antes e depois de trocar a fralda do seu bebê. A ordem é lavar sempre as mãos.
Na falta de água e sabão use álcool em gel a 70%. Tenha sempre na bolsa ou a mão álcool em gel.
Sempre limpe e desinfete com álcool superfícies e objetos como bancadas de computador, mouse, teclados, controles de TV, celulares, maçanetas de porta etc.
Quando tossir ou esperar proteja a boca com um lenço de papel que possa ser descartado após o uso ou proteja a boca com o antebraço.
Se você está tossindo ou espirrando fique em casa e proteja, a sua boca com uma máscara assim você estará protegendo quem você ama.
Lembre-se: a máscara não é para todo mundo é para aqueles que estão doentes, e para quem está cuidando de doentes. Se você não se encaixa nesses casos é exagero usar.
É nosso dever como sábias pessoas que somos, frear e evitar a propagação do vírus e a disseminação do mosquito, atuando juntos e cuidando uns dos outros, adotando medidas de prevenção, mudando hábitos e comportamentos e assim salvando vidas.
Ana Maria dos Santos Bei Salomão
Responsável pela Coluna Saúde em Pauta.