Projeto Justiça e Cidadania aproxima alunos de Floraí do universo jurídico e reforça valores de cidadania
Iniciativa do Poder Judiciário do Foro Regional de Nova Esperança, do qual Floraí faz parte, promove aprendizado sobre direitos, deveres e participação social entre crianças do 5º ano.

O Meritíssimo Juiz Dr. Christian Reny Gonçalves durante interação com os alunos do 5º ano, momento de aprendizado e reflexão sobre cidadania e direitos - Foto divulgação
O município de Floraí, em parceria com o Poder Judiciário local, está promovendo o Projeto Justiça e Cidadania na Escola, que envolve alunos dos 5º anos do ensino fundamental da Escola Elena Maria Pedroni (turmas A, B e C). Coordenado pelo Meritíssimo Juiz Dr. Christian Reny Gonçalves, assessores do Fórum e pelas professoras Rosangela Poppi, Bruna Miranda, Taila Barili, com a pedagogia da professora Tatiana Belmonte e a direção da Professora Rosilene Ariozi, o projeto tem como objetivo aproximar os estudantes do universo da Justiça e estimular valores essenciais para a formação cidadã.
O projeto teve início na primeira quinzena de março, com atividades em sala de aula utilizando cartilhas fornecidas pelo Fórum da Comarca. Entre março e julho, os alunos estudaram sobre direitos e deveres, culminando na visita ao Fórum, realizada em 1º de agosto. Durante a visita, conheceram as dependências do Fórum, interagiram com o magistrado e assessores e esclareceram dúvidas por meio de perguntas e respostas. Cada aluno elaborou um relato individual sobre a experiência, e três redações foram selecionadas como destaque, recebendo reconhecimento especial.
Na última segunda-feira, 29 de setembro, o juiz Dr. Christian entregou medalhas e certificados de honra ao mérito aos alunos com os melhores relatos, em cerimônia que contou com a participação da Secretária de Educação, Alessandra Ariozi, professores e demais autoridades envolvidas no projeto.
O encerramento do projeto está previsto para o dia 19 de novembro, com uma apresentação cultural na escola, onde os alunos irão apresentar músicas e um teatro relacionado ao tema desenvolvido ao longo do ano. A iniciativa reforça o compromisso das instituições de Floraí com a formação cidadã das crianças e adolescentes, promovendo reflexão sobre a importância da Justiça e da responsabilidade social no dia a dia.