A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Programa de Desenvolvimento Econômico vai traçar e nortear novas práticas para impulsionar o crescimento do município nos próximos 20 anos


Por: Alex Fernandes França
Data: 17/04/2023
  • Compartilhar:

 Membros do Conselho denominado Sustentabilidade, Educação e Futuro de Nova Esperança já foram empossados. SEDENE  é composto por pessoas da Sociedade Civil Organizada, setor empresarial além do poder público devidamente representado.

Membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Industrial de Nova Esperança - Foto divulgação

 A posse dos membros do Conselho Sustentabilidade, Educação e Futuro de Nova Esperança (SEDENE), acontecida na   quarta-feira (05), marcou oficialmente o início dos trabalhos do   PRODEC (Programa de Desenvolvimento Econômico), parceria entre o SEBRAE/PR e a prefeitura de Nova Esperança com a participação da Associação Comercial (ACINE) que vai traçar e nortear novas práticas e posturas no processo de desenvolvimento do município, impulsionando o crescimento econômico e expansão da cidade ao longo dos próximos 20 anos. 

         O Consultor credenciado ao SEBRAE/PR, Jean Flávio Zanchetti explicou “a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Industrial de Nova Esperança era um sonho antigo de vê-lo criado em nossa comunidade, e participar deste projeto e saber que iremos criar uma governança entre entidades, sociedade civil e o poder público, pode ter certeza, que o município será outro daqui pra frente”.

Modelo de governança

         O Programa tem como objetivo de instituir um modelo de governança capaz de contribuir para o desenvolvimento econômico do município. Para isso, foi instituído um comitê organizador e logo após, foram entrevistados empresários, secretários municipais, lideranças políticas e da sociedade civil para pontuar aspectos positivos, negativos, forças e fraquezas do município.

A chefe da Sala do Empreendedor e agente de desenvolvimento Izabela Francini Alves de Lima, em conversa com a reportagem, se disse honrada em fazer parte do SEDENE. Segundo ela, o anseio comum entre os membros do Conselho é ver o município se desenvolver em vários aspectos: “Nosso papel como membro do Conselho é justamente o de interligar a comunidade como um todo (sociedade e poderes constituídos) para buscar as melhorias e efetuar o levantamento acerca das principais demandas. Essa junção de esforços objetiva o crescimento de Nova Esperança”, frisou.    

A reportagem conversou também com o Gestor de Políticas Públicas do SEBRAE-PR. Segundo ele, “a constituição deste Conselho (SEDENE) coloca Nova Esperança em um patamar diferente dentre as 399 cidades do Paraná e em média apenas 10 municípios que possuem Conselhos de Desenvolvimento com a mesma metodologia aplicada. A missão principal do Conselho é pensar a cidade para o futuro, entender seus potenciais, criar um plano de governo que extrapole o plano político, vislumbrando o que o município será daqui 10, 15 ou 20 anos, quais os rumos e potencialidades existentes e em quais direções vai caminhar. Outra observação importante é que o SEDENE é composto por toda a sociedade civil, empresarial, academia e o próprio poder público representado, ou seja, o plano de governo é a própria sociedade pensando no futuro da cidade ou seja, não é um plano de político A ou B. Isso facilita as coisas, inclusive acerca de investimentos futuros e processos decisórios, preparando o futuro dos cidadãos. Nova Esperança entra em um patamar diferenciado dentre as cidades paranaenses”, finalizou.

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.