A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Presidente Castelo Branco atinge nota 7,3 no Ideb e é o 7º dentre os municípios da Amusep


Por: Alex Fernandes França
Data: 22/09/2020
  • Compartilhar:

Município saltou da nota 5,8 em 2017 para 7,3 em 2019 e alcança o quinto lugar dentre os 30 municípios que compõem a Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense).

O Ministério da Educação divulgou semana passada os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador que mede a qualidade da educação básica nas escolas públicas de todo o Brasil. "Os números levam em conta avaliações feitos por alunos das redes municipais. Presidente Castelo Branco, que em 2017 havia obtido a nota 5,8, saltou consideravelmente para 7,3 em 2019.

 De acordo com a Secretária da Educação Izabel Geni Faccin, “sem dúvidas os números demonstram o avanço e a qualidade no desenvolvimento da Educação em nosso município. Fico também muito feliz e realizada. Penso que durante todos esses anos à frente da pasta da educação, agora finalizando esta gestão é gratificante demais, não só para mim, mas para todos envolvidos no processo educacional escolar. Avançamos e muito”, frisou.

As escolas municipais atingiram médias consideráveis, sendo destaque em todo o Paraná, onde obteve o 60º lugar, considerando que o Estado possui 399 municípios. 

“As ações e investimentos implementados ao longo do tempo geraram bons frutos. Temos um corpo de educadores habilitados e competentes dentro da área, promovemos a capacitação dos mesmos com muitos critérios na escolha dos temas. A participação dos professores e adesão ao planejamento da secretaria são fatores importantes e determinantes para o sucesso”, ressaltou Faccin.

Diversos fatores

A prática diária das escolas municipais de Presidente Castelo Branco são pautadas em planejamento na hora atividade, realizado dentro da proposta curricular, com a reflexão de metodologias adequadas, a prática da avaliação diagnóstica e recuperação de estudos.  Acompanhamento de diversas áreas específicas, quando necessário como: fonoaudiologia; psicologia; psicopedagogia; pedagogia; assistência médica gratuita; área sócio educacional  além de todo apoio da  equipe da Secretaria Municipal de Educação. “Nossa estrutura indica que a prática do diálogo e acolhimento é uma rotina diária e que extrapola o âmbito do espaço escolar. Outra ação importante no ano de 2019 foi o reforço escolar para alunos de 5º ano em contra turno escolar com o objetivo de desenvolver novas habilidades ou aprimorar o que já é trabalhado em sala de aula. Sempre contamos com o apoio das famílias que acompanharam os horários e entenderam a importância do momento suplementar de estudos. Também adquirimos material pedagógico específico para nossos educandos”, explicou a Secretária. 

Além das rotinas pré-estabelecidas, os educadores fazem um importante trabalho motivacional com alunos previamente  à realização das provas. “Através de diálogo em sala de aula, os alunos passaram a compreender importância da realização da avaliação com responsabilidade, seriedade e determinação”, complementou Faccin.  

Para a Secretaria, o sucesso na realização da prova e os resultados obtidos é uma soma de fatores que envolvem muita determinação, competência e organização técnica e pedagógica, diálogo, acolhimento, planejamento, estudos, mobilização da comunidade escolar e famílias. 

“O trabalho não para. Mesmo num ano com uma situação difícil com a pandemia e a suspensão de aulas presenciais, estamos juntos procurando minimizar as dificuldades do sistema remoto e atendendo na medida do possível as famílias que necessitam do apoio escolar. Quero aqui reafirmar a admiração pelos profissionais das escolas de Ensino Fundamental I e CMEIs que cumprem suas jornadas demonstrando muito amor e respeito aos nossos escolares e suas famílias. Parabenizo às instituições de ensino do município bem como seus diretores. Agradeço à administração municipal, na pessoa da prefeita Gisele que sempre apoiou nossas ações”, finalizou a Secretária da Educação Izabel Geni Faccin.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.