A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Atalaia tem a 3ª melhor avaliação do IDEB no Paraná


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 18/09/2020
  • Compartilhar:

A rede pública municipal de ensino de Atalaia obteve excelente nota entre os 399 municípios do Paraná e está em 3º lugar no Estado, e 1° lugar dentre os municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense  (AMUSEP), obtendo nota 8.3 no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de acordo com o resultado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). A escola municipal Vania Maria Simão superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação, cuja alta nota de 8.3  pode ser considerada em mesmo nível de países mais desenvolvidos.

A reportagem esteve na Escola Vânia em Atalaia e conversou com as representantes da Secretaria Municipal de Educação, diretora Vera Lúcia Fabris e a pedagoga Jania Pavinati Facchini que apontaram algumas características que tem feito o diferencial na educação local, resultando na obtenção da elevada nota. 

De acordo com a diretora da escola, Vera Lúcia, “Atalaia é destaque na educação, essa qualidade é apresentada não pela nota do IDEB, que está sendo comentada agora, mas pode ser medida diariamente pelo nível de aprendizagem dos alunos. Para nós, cada aluno é importante e deve ser visto individualmente, investimos em cada um. O investimento não é apenas do ponto de vista econômico (que é importante), mas investimos no ensino, na autoestima, na saúde física e mental, na promoção integral do estudante, que é garantido também com o trabalho da rede de proteção do município”, frisou. 

Estratégias

Vera lembrou também que em 2019, ano de realização da avaliação do Sistema de Educação Básica (SAEB), que gera a nota do IDEB, estava à frente da Secretaria Angela Maria Candioto, que participou ativamente da elaboração do conjunto das estratégias para que aumentassem ainda mais a qualidade do ensino. E que o destaque maior é a formação continuada, todos os professores da rede municipal, assumem o compromisso de participar da formação continuada ofertada pela secretaria de educação, em um total anual de 160 horas de cursos, que priorizam não só o ensino teórico, mas todas as dificuldades detectadas nas avaliações realizadas tanto pelos professores, como pela equipe pedagógica de cada escola. Os resultados das avaliações são analisados e a partir das dificuldades detectadas são elaboradas oficinas para que os professores possam dominar metodologias diferenciadas para que sejam desenvolvidos os conteúdos em sala de aula.

Segundo a representante da Secretaria de Educação, Jania Pavinati Facchini, “Outro segredo de uma nota alta no IDEB, são profissionais comprometidos com um objetivo comum: ter cada vez mais qualidade na educação, conhecer o ponto de partida de cada aluno e estabelecer metas coletivas e individuais, e colocar o planejamento em ação. Se temos qualidade na educação, temos profissionais, alunos, e família de qualidade. Temos orgulho da equipe que trabalha, sonha junto e faz acontecer. Temos orgulho de ser uma escola que é blindada para questões que deturpam e impedem que a educação aconteça. Dentro da escola, não há cargos políticos, funções privilegiadas, alunos melhores e piores. Há trabalho, dedicação e interesse em que todos os alunos apreendam”, pontuou. 

Planejamento

A diretora da escola destacou: “todo o planejamento de trabalho é coletivo, é desenhado na secretaria de Educação, com a participação de diretoras e coordenadoras pedagógicas. Ousadia, determinação e trabalho, são palavras que caracterizam a educação no município”, disse. 

O apoio pedagógico em contra turno passou a ser ofertado dentro da escola. Em todos os anos escolares há oficinas que apesar de privilegiarem a ludicidade, primam para o desenvolvimento cognitivo. No quinto ano, por exemplo, os alunos têm oficinas dos descritores, que funcionam com a retomada das avaliações realizadas pelos alunos. Em grupos, com os professores, os alunos analisavam seus erros, discutiam sobre os distratores (respostas que confundem, pois apesar de aparecer no texto, não respondem ao item) e avançam na aprendizagem.  

O prefeito, Fabio Vilhena, destacou: “o mérito da nota é de toda a equipe. Trabalho, dedicação e o compromisso de cada profissional dão o destaque para a nossa Educação, que sempre foi prioridade. O avanço na Educação é um dos maiores legados que deixo na minha administração, e isso só foi possível graças ao esforço conjunto. Para mim, investir em educação sempre foi prioridade, mas essa qualidade que torna o ensino como referência, deve-se principalmente pelo grande trabalho da nossa equipe: dos nossos professores e de todos os profissionais da rede municipal de ensino, deixo aqui registrado, os meus parabéns”, finalizou Vilhena. 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.