A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Peabiru: NOS CAMINHOS DO MISTICISMO, DA AVENTURA E DA HISTÓRIA


Por: Agência Estadual de Notícias
Data: 09/12/2020
  • Compartilhar:

Quem ainda não conhece, ao menos já ouviu falar de Peabiru. Pelo município paranaense, passavam os milenares e místicos Caminhos de Peabiru, ramais de trilhas por onde andaram indígenas, jesuítas, bandeirantes e muitos aventureiros vindos de toda a América Latina.

Some-se a esse fato toda a riqueza cultural trazida por imigrantes alemães, italianos, japoneses, espanhóis, portugueses, eslavos, libaneses e palestinos, além de migrantes nordestinos, paulistas, catarinenses e gaúchos.

Acrescente belezas naturais, como montanhas e paisagens deslumbrantes propícias à prática de diversos esportes, 15 cachoeiras e indícios arqueológicos.

O resultado é um município de 14 mil habitantes, com caráter agrícola, que se destaca pela produção de queijos, vinhos, bolachas, doces e artesanato e, com tudo isso, representa um interessante destino turístico do nosso Estado.

Salto Rio Claro - Caminhos do Peabiru - Foto: Leandro Gonçalves Silva

O QUE FAZER

NATUREZA E AVENTURA

Trechos milenares, percorridos no passado pelos Guaranis, jesuítas, portugueses e espanhóis passam por aqui. São os caminhos de Peabiru, que além do valor histórico, deram origem a trilhas. Embarque nessa aventura, de muitas belezas naturais, vestígios arqueológicos, cachoeiras e minas de água potável.
  
HISTÓRIA E CULTURA

Nascido em meio aos Caminhos de Peabiru e com diversificada colonização, o município tem uma cultura rica e muita história pra contar. Quer comprovar? Faça o City Tour e conheça a igreja histórica em estilo semigótico, o obelisco da Praça Central, o Marco Zero dos Caminhos de Peabiru, construções tombadas pelo patrimônio histórico e o Museu Caminhos de Peabiru, que guarda artefatos indígenas de mais de 5 mil anos.

Artesanato Caminhos de Peabiru - Foto: Prefeitura do Município de Peabiru

PASSEIOS

Caminhos de Peabiru

Não existe consenso sobre as origens dos Caminhos de Peabiru, mas ninguém discorda de que o local é uma atração turística imperdível. Representando uma mistura de natureza exuberante com resquícios de história, o lugar oferece trilhas secas ou de água rasa e corrente - das mais tranquilas àquelas radicais. Quem opta pelas últimas tem que passar por 10 provas para concluir o percurso, que é composto por 9 km e dura 3h30.

City Tour pelo Museu Caminhos de Peabiru

Nem só de esforço físico são feitos os Caminhos de Peabiru. Eles também conduzem a uma incrível viagem pela história e cultura locais. Um museu guarda acervos indígenas e de costumes regionais e locais. No espaço, encontram-se também a Prefeitura Municipal, a Casa da Cultura e a Igreja Católica em estilo semigótico.

COMO CHEGAR

Localizada no coração do Paraná, a cidade é cortada pelas rodovias PR-158 e BR-369, que é duplicada. A cidade é servida por linhas de ônibus comerciais e tem como aeroporto mais próximo o de Maringá, a 60 km.

 

ONDE FICAR

O visitante que chega ao município pode se hospedar em um hotel simples ou, em um empreendimento rural que oferece camping e repouso.

 

GASTRONOMIA

Peabiru tem um prato típico de passado tropeiro, o carneiro ao molho de vinho. A iguaria, que é acompanhada de purê de batata, arroz, pirão, couve e farinha de mandioca, é celebrada sempre no terceiro domingo de agosto, na festa que leva seu nome.

Mas se você prefere receitas tradicionais, não se preocupe! A cidade tem bons restaurantes, que servem comida variada a bons preços.

 

Festa do Carneiro ao Molho de Vinho - Fotos: Prefeitura do Município de Peabiru

 

Viaje Paraná


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.