A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

  • Compartilhar:

O livro de Josué, capítulo 3

Por volta de 1400 a.C., depois de peregrinarem por quarenta anos no deserto, os israelitas chegaram a Sitim, a oeste de Jericó. Esse foi o ultimo acampamento antes da travessia do rio Jordão.

De Sitim, Josué enviou dois espias que, secretamente, deveriam observar a terra de Jericó, uma cidade fortificada no domínio dos amorreus, que logo seria conquistada pelo povo de Deus. Assim que chegaram à cidade, entraram na casa de uma mulher prostituta chamada Raabe, e ali pousaram.

O rei de Jericó ficou sabendo da presença dos espias e mandou dizer a Raabe que entregasse os intrusos. Surpreendentemente, Raabe mentiu e despistou os enviados do rei de Jericó. Apesar do ilícito, Raabe contribuiu para o sucesso da missão dos espias israelitas.

Por que Raabe não entregou os espias aos emissários reais? Por que se arriscou tanto? Afinal, caso fosse descoberta, seria provavelmente condenada à morte por traição e, certamente, toda sua família também seria destruída. No capítulo três de Josué, encontramos a resposta para esses questionamentos.

De alguma maneira, chegou aos ouvidos de todo o povo de Jericó e de todos os amorreus as notícias sobre a grandeza de Deus e seus poderosos feitos libertando Israel do Egito, abrindo o mar Vermelho para que atravessassem e derrotando e destruindo dois reis amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão. Todos os moradores de Jericó ficaram apavorados quando ouviram sobre esses acontecimentos.

Porém, Raabe foi para além do pavor e temeu a Deus convertendo-se a Ele, reconhecendo-o como Redentor (v.10) e o único e verdadeiro SENHOR e “Deus em cima nos céus e embaixo na terra” (v.11). A prostituta professou sua fé no SENHOR Deus e até mesmo reconheceu que aquela terra de Canaã fora dada aos hebreus (v.9). De acordo com o apóstolo Paulo, ninguém pode fazer essa genuína confissão do coração, a não ser pelo Espírito Santo (1 Co 12.3).

Raabe, em nome do SENHOR, também suplicou por misericórdia para ela e para toda sua família, reconhecendo o SENHOR como sua única esperança. Seu pedido foi aceito pelos espias, com a condição de atar um cordão de fio escarlata à janela para identificar a residência dela (v.18), recolher em sua casa todos os parentes (v.18) e não denunciar a missão dos espias (v.20). Tudo isso ela fez!

Raabe é um exemplo maravilhoso do poder e da soberana graça de Deus. Ela parecia ser uma candidata improvável à redenção. Mas essa é a questão. A prostituta de Jericó é uma descrição vívida de todos os homens que, por causa do pecado original, estão mortos em suas transgressões e que são vivificados por aquele que é infinitamente maior que Josué, Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A profundidade do pecado de Raabe exalta a beleza da maravilhosa graça de Cristo Jesus.

Aparentemente, Raabe não tinha esperança. Era uma pecadora estranha à promessa da aliança de Deus. Uma mulher de uma vida imoral, que adorava falsos deuses e fazia parte de um povo que era conhecido por sua depravação e práticas que o Senhor abominava há séculos (Gn 15.16). Mas Deus se compadeceu dela e soberanamente dirigiu os espias para a casa dela e ela não desperdiçou a oportunidade de entregar o seu coração ao SENHOR e ser salva pela graça. Raabe creu em Deus (Hb 11.31), foi um exemplo de fé genuína que se manifesta em boas obras (Tg 2.25) e tornou-se também ascendente de Jesus Cristo, nosso Senhor, citada de modo surpreendente na genealogia do Salvador (Mt 1.5). Se houve uma pecadora que experimentou o doce poder da graça soberana e salvadora de Deus, essa mulher foi Raabe.

Caro leitor, você já conhece a maravilhosa graça de Deus? A história dessa convertida improvável é cheia de encorajamento para que pecadores vão ao Senhor. Os seres humanos não podem merecer a graça de Deus, porque, caso contrário, não seria graça. No entanto, eles devem voltar-se para o Senhor em fé e arrependimento para receber vida eterna e perdão. No coração do evangelho está Jesus Cristo que pagou o preço da salvação e agora promete, aos crentes, vida e galardão. Por que não ir até ele agora?

 

“Maravilhosa graça! Que ricas bênçãos traz!

Por ela Deus transforma, dá vida eterna e paz

Sendo por Cristo salvo, faço do céu meu alvo

Pela maravilhosa graça de Jesus.” (Maravilhosa Graça – Hinário para o culto cristão).

 

Rev. Azael Araújo

 

 

Igreja Presbiteriana do Brasil em Nova Esperança

 

 

Azael Araújo

Azael Araújo


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.