A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.

  • Compartilhar:

Reflexões de um pai e pastor

 

No sábado passado, dia 16 de outubro, aconteceu o Campeonato Paranaense de Beisebol Pré-Infantil de 2021. O evento foi realizado pela Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA) em Maringá e contou com a relevante participação do Time de Beisebol de Nova Esperança. 

No seu primeiro jogo, o time de Nova Esperança enfrentou Maringá e obteve expressiva vitória, garantindo vaga na final do campeonato. No jogo seguinte, valendo o título de campeão, enfrentamos Nikkei Curitiba. Foi um jogo muito difícil e Nikkei obteve a vitória com uma diferença de apenas um ponto.

Nova Esperança encerrou sua participação no campeonato como vice-campeão. Foram jogos acirrados e repletos de fortes emoções. Nossos atletas merecem nossos parabéns pela participação dedicada e pelos esforços, competindo com dignidade e humildade. Seguem, aqui, os nomes deles:  Asaph Araújo, Caio Yamamoto, Davi Silva, Julia Okada, Manuela Ribeiro, Maria Julia Francisco, Pedro Men, Pedro Sassi, Pedro Aquino, Pedro de Paula, Raul Tanaka e Vitor Yamamoto.

São crianças que, através do esporte Beisebol, além dos inúmeros benefícios à saúde, estão aprendendo valores que são importantíssimos para a vida: respeito aos líderes (senseis) e colegas de equipe, trabalho em equipe, amizade, cooperação mútua, esforço e dedicação para aperfeiçoamento de habilidades, concentração, celebração nas conquistas, resiliência nos fracassos e derrotas et cetera. 

Faço questão de expressar minha gratidão aos senseis que realizam um trabalho espetacular ensinando e treinando os atletas com muito empenho e amor. São eles Akira Yamamoto, Eidy Yamamoto, Gisley Tanaka e Angelo Ferro. Muito obrigado, queridos mestres. Que Deus os recompense!

Meu filho, Asaph Araújo, de nove anos, faz parte do time de Beisebol de Nova Esperança e participou desse campeonato paranaense. Eu fiz parte da torcida, juntamente com familiares dos outros atletas de nossa equipe. Foram momentos de fortes emoções, a cada ponto conquistado ou sofrido. No silêncio do meu coração, agradeci muito a Deus por participar de tudo isso.

Num determinado momento, lembrei-me de algo muito precioso que gostaria de compartilhar aqui rapidamente: O esporte serve como uma grande analogia para realidades  espirituais. Há uma riqueza imensurável nas Escrituras a esse respeito.

O apóstolo Paulo usa a metáfora do esporte para falar à igreja de Corinto. Aqueles cristãos conheciam os jogos Olímpicos gregos e também tinham os próprios jogos Ístmicos. Sabendo disso, o apóstolo usa uma analogia que era próxima à experiência de seus leitores:  

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” 1 Coríntios 9.24-27

Um atleta deve ser muito disciplinado se quer conquistar o prêmio. Isso significa, muitas vezes, até mesmo abrir mão até do que é lícito, do que é bom, ou muito bom, para ficar com o que é absolutamente melhor. Essa disciplina abraça a vida toda: horários, festas, alimentação e muitas outras coisas - “Todo atleta em tudo se domina”. Um bom atleta leva a sério seu treinamento, até mesmo se privando de excessos. Vida de atleta não é fácil.

Nesta comparação, o apóstolo Paulo quer elevar a nossa visão para que contemplemos o prêmio incorruptível que temos em Cristo Jesus, nosso Salvador. Dica de interpretação: A ênfase da passagem é sobre as recompensas que os cristãos têm em Cristo pelo esforço na carreira cristã e na pregação do evangelho. Assim como um atleta grego não perdia sua cidadania quando era desclassificado, assim também alguém que nasceu de novo, um cristão autêntico, não corre o risco de perder sua cidadania celestial. Além disso, nos jogos gregos, apenas um atleta poderia ganhar os louros da vitória. Na corrida cristã, todos os cristãos, que são mais do que vencedores em Cristo, podem receber suas recompensas diante do tribunal de Cristo. 

Pela graça de Deus, todos os redimidos foram colocados na corrida cristã. Paulo exorta nessa passagem a respeito da necessidade de que essa carreira deva ser exercitada com autonegação e a autodisciplina, para que o Evangelho seja promovido, enquanto corremos rumo à salvação final.

Paulo afirma que também corria e se esforçava muito, segundo as normas do Senhor que o arregimentou, para não ser desqualificado. Ele era muito disciplinado e abria mão de muitas coisas, até de direitos, para fugir da desaprovação e, assim, ganhar o máximo de almas para Cristo (v.26,27).

Observando os esforços comoventes dos senseis e dos atletas no torneio de Beisebol, eu lembrei, como cristão e pastor, da necessidade que tenho de me empenhar muito mais ainda para alcançar a coroa incorruptível. Meu coração foi ricamente abençoado nesses dias, participando desses momentos de ouro, enquanto meu coração mergulhava em meditações espirituais. Deus é digno de todo louvor. Ele nos deu coisas excelentes nessa vida, como o esporte, por exemplo, que nos dão prazer e alegria, mas também servem como um sinal de coisas mais elevadas porque são eternas.

Talvez você, leitor (a), queira meditar sobre isso. Deixe-me ajuda-lo(á) com algumas perguntas para reflexão: Jesus Cristo é o alvo supremo de sua vida? Seu coração pertence a Ele? Você está correndo a corrida cristã? Se está, como a corrida cristã se desenvolve em sua vida e na de sua família? Como demonstra que o evangelho de Jesus Cristo reina supremo em suas emoções ao correr a carreira proposta diante de você? Que Deus nos conduza nesse exame. Que Ele receba toda honra, glória, louvor e adoração!

Dedico essa reflexão, com muito amor, ao meu filho Asaph Araújo. Ele foi eleito o melhor defensor externo do Campeonato Paranaense de Beisebol Pré-Infantil 2021. Uma grande recompensa pelo seu esforço e dedicação. Ele também é um piedoso atleta eleito de Cristo, um menino temente a Deus, que corre e se esforça para obter o prêmio soberano e incorruptível.

Azael Araújo

Azael Araújo

Azael Araújo


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.