A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 11/01/2024
  • Compartilhar:

Opinião do  Blog

Por que o Padre Júlio Lancellotti vem sendo perseguido?

Se você acompanha o noticiário, já deve ter visto que o nome do padre Júlio Lancellotti, da Arquidiocese de São Paulo, está aparecendo muito nas últimas semanas. O motivo? O vereador Rubinho Nunes (União), autor do requerimento de criação de uma CPI das ONGs, quer investigar a atuação do pároco junto aos moradores de rua da capital paulista.

E não é de hoje: Rubinho já o acusou de “falso padre” e também de “padre do Boulos”, uma alusão ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que por coincidência ou não é o principal adversário Ricardo Nunes na disputa pela prefeitura de São Paulo neste ano.

Para começo de conversa, o padre Júlio nem faz parte de nenhuma ONG, o que seria o pretexto do ilustre vereador para a CPI. Os projetos dele visam especificamente a alimentação e cuidados com a população de rua no centro de São Paulo, que conta inclusive com a ajuda de muitos anônimos e famosos, como o DJ Alok por exemplo.

A motivação não é só política. É de conhecimento público que os principais doadores da campanha do vereador são grandes construtoras, que já estão mirando a área de atuação do padre Júlio Lancellotti em São Paulo para grandes empreendimentos. Afinal, é preciso “limpar” as ruas de moradores indesejados para construir condomínios que atraiam o interesse da classe média paulistana, certo?

Mas o tiro pode ter saído pela culatra: sete vereadores já avisaram que vão retirar o apoio à CPI, entre eles, Thammy Miranda, que afirmou ter sido enganado já que o documento nem citava o nome do padre Júlio Lancellotti.

Personalidades, políticos, artistas e jornalistas saíram em defesa pública do padre, dizendo que o trabalho realizado por ele na Pastoral do Povo da Rua não tem fins políticos e que nem recebe dinheiro da prefeitura. Com o impacto negativo, ainda não se sabe ainda se a CPI vai sair ou não.

Chip da beleza: perigo à vista

Você já ouviu falar no"chip da beleza"? É um implante hormonal subcutâneo utilizado para diversos fins estéticos, como perda de peso, combate ao envelhecimento, diminuição da gordura corporal e aumento de massa muscular. Este dispositivo é implantado em clínicas médicas, principalmente nos glúteos e abdômen, e pode conter substâncias como hormônios, anabolizantes e compostos para inibir o apetite, acelerar o metabolismo e retenção de líquidos.

No entanto, o uso desses chips preocupa médicos devido à falta de regulamentação e fiscalização, afinal, não são aprovados pela Anvisa para uso comercial e estético. Diversas pacientes que utilizaram esses implantes relatam diversos efeitos colaterais, como acne, queda de cabelo e outros problemas dermatológicos.

Mas o caso pode ser ainda mais grave: médicos alertam que esses dispositivos podem causar efeitos colaterais graves e irreversíveis, como infarto, tromboembolismo, AVC, complicações hepáticas, renais, musculares e infecções.

Por isso, 7 entidades médicas brasileiras assinaram uma carta aberta à Anvisa pedindo mais fiscalização desses produtos. Elas destacam a venda indiscriminada e sem fiscalização no país, ressaltando que esses implantes são comercializados como promotores de um corpo perfeito e de uma vida mais saudável, sem respaldo ético e científico. Muito cuidado!

 

Morte de jovens em Balneário Camboriú: o que aconteceu?

A notícia de 4 jovens mortos dentro de uma BMW no estacionamento da rodoviária de Balneário Camboriú acende um alerta: as mortes por intoxicação ao monóxido de carbono. Mas como isso pode acontecer?

 Normalmente, na combustão que gera CO2 no nosso organismo, os pulmões fazem a troca gasosa do CO2 no sangue com o oxigênio, como é o caso da respiração. No caso do monóxido de carbono ou CO, ele combina com o sangue e não tem troca com o oxigênio. Isso acaba intoxicando todo o organismo e levando à morte.

Os sintomas dessa intoxicação geralmente são: náusea, vômitos, tontura, cefaléia e sonolência - nos casos mais graves o óbito por falta de oxigênio no corpo. 

Você sabe a diferença entre vegano, vegetariano e flexitariano?

O BBB24 trouxe à tona uma discussão sobre veganismo entre os participantes, destacando as escolhas alimentares da cantora Wanessa Camargo e da modelo Yasmin Brunet, ambas adeptas da dieta vegana. Mas você sabe a diferença entre elas?

Veganismo: o veganismo, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), é um movimento que busca evitar a exploração e crueldade animal em diversas áreas do consumo, inclusive na alimentação.

Vegetarianismo: o vegetarianismo, por sua vez, refere-se à exclusão de produtos de origem animal na alimentação, sem necessariamente abranger outras esferas do consumo. No Brasil, por exemplo, 14% da população se declara vegetariana.

Flexitarianismo: esta é uma dieta menos restritiva, onde as pessoas reduzem o consumo de proteína animal, mas não eliminam completamente.

No BBB24, Wanessa, movida por princípios éticos, recusa-se a consumir carne, enquanto Yasmin, além de seguir uma dieta vegana, promove produtos de beleza cruelty-free.

Coisas do cotidiano

   Aniversário dos ataques de 8 de janeiro: Em documentário sobre a fatídica data, exibido pela GloboNews neste último domingo, o ministro Alexandre de Moraes do STF conta que um dos planos contra ele era “me prender e enforcar”. A investigação descobriu 3 planos contra ele, que envolviam até mesmo assassinato;

  ONU pede punição aos envolvidos no 8 de janeiro: a porta-voz do Alto Comissariado dos Direitos Humanos da ONU, Liz Throssel, pede que as autoridades brasileiras agilizem e punam os autores e financiadores dos atos  de 8 de janeiro de 2023 com o rigor da lei. Para Liz, não há impunidade para esse tipo de comportamento;

    Ricardo Lewandowski é o novo Ministro da Justiça e Segurança Pública: o anúncio do governo deve ser feito nos próximos dias. Lewandowski assume a pasta que era de Flávio Dino, agora ministro do STF;

    Cloroquina matou milhares de pessoas no mundo durante a Covid-19: quase 17 mil pessoas morreram em seis países por uso de cloroquina, diz pesquisa francesa, que fez estudos na França, Estados Unidos, Bélgica, Itália, Espanha e Turquia. Mas não incluiu o Brasil e a Índia, senão o número de mortes seria ainda maior;

    O Brasil zera dívidas com organizações internacionais: nas últimas semanas, o Brasil quitou dívidas no valor de R$4,6 bilhões na ONU, bancos multilaterais, fundos internacionais e dezenas de instituições. Agora, Sem passivos com as Nações Unidas, o Brasil garantiu o direito de voto na Assembleia Geral da ONU em 2024, num ano em que o país preside o G20, grupo das 20 maiores economias do planeta;

    Futebol perde dois ícones históricos em uma semana: Zagallo e Franz Beckenbauer. Zagallo participou simplesmente de 4 das 5 Copas do Mundo vencidas pelo Brasil. Foram dois títulos como jogador (1958 e 1962), o terceiro como técnico em 1970 e o quarto como auxiliar de Parreira em 1994;

   A cidade mais inteligente do mundo fica no Paraná: Curitiba foi eleita a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, que aconteceu em Barcelona, na Espanha. A capital paranaense desbancou cidades como , Cascais (Portugal) e Sunderland (Reino Unido). A premiação é referência mundial em quesitos como planejamento urbano, inovação e sustentabilidade urbana;

    É oficial: 2023 foi o ano mais quente já registrado nos últimos 100 mil anos, segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia. O calor intenso é resultado não só do aumento do efeito estufa como também do El Niño;

    O novo primeiro-ministro da França é o mais jovem da história do país: Gabriel Attal tem 34 anos e também é o primeiro assumidamente gay. Ele foi nomeado no início desta semana pelo presidente Emmanuel Macron. Para quem não sabe, na França, o cargo de premier consiste em um líder do governo no Parlamento e também subordinado ao presidente.

 

Entrelinhas

***Feliz aniversário para Kamille Mills (15/01) e Liège Raimundo (19/01). Felicidades!!!******O governo Lula abriu 47% mais concursos em 1 ano do que Bolsonaro em 4.***A Ministra do Planejamento Simone Tebet afirmou que garante recursos para pagar os salários da saúde, educação e investimentos habitacionais.***Brasil declara apoio a África do Sul  em ação contra.o genocídio  praticado por  Israel.***Ferrari é o carro mais caro do Paraná e tem IPVA de R$238 mil, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).***Pesquisa de empresa britânica afirma que 10% dos homens só lavam toalhas duas vezes por ano.***Em apenas 8 dias de 2024, a Globo já arrecadou mais de 3 bilhões de reais em pacotes comerciais - a maioria deles graças ao BBB 24. O valor é maior do que a receita arrecadada por Record, SBT e Band juntas***Por falar com Globo, o remake da novela “Renascer” deve estrear já no dia 22 de janeiro no horário nobre da emissora.***Documentário “O Território”, filmado em Rondônia e distribuído pela National Geographic, venceu o Emmy na categoria 'mérito excepcional na produção de documentários' .***Luiz Gonzaga e os Lanceiros Negros, homens negros escravizados que lutaram ao lado das tropas gaúchas durante a Revolução Farroupilha, mas acabaram sendo traídos, foram incluídos pelo presidente Lula no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria .***Golpe do Amor: 96% dos sequestros em SP são por aplicativo de namoro como o Tinder, segundo matéria do UOL.***É um dia [8 de janeiro] em que não nos esqueceremos jamais. Que sirva de alerta para que a democracia seja regada diariamente, com debate acalorado de ideias, sim. Mas que permaneça o respeito mútuo para que a democracia continue inabalável” - Rosa Weber, ministra aposentada e então presidente do STF quando aconteceram os ataques à democracia em 8 de janeiro de 2022.

 

 

 

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.