A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 07/12/2023
  • Compartilhar:

Opinião do Blog

Tensão na América do Sul: Venezuela  quer dois terços das terras da Guiana

Depois de uma consulta pública realizada domingo último, 3, na Venezuela,  95% dos eleitores aprovaram  a criação de um novo Estado de Essequibo, região controlada pela  Guiana, que a Venezuela alega ser sua.  O resultado acirra ainda mais as tensões na região na fronteira com o Brasil.

Domingo último, já houve uma marcha de  protesto pela população guianesa da região mostrando-se totalmente contrária a atitude do ditador Maduro. Aliás, esta atitude de Maduro, presidente da Venezuela, é coisa típica de ditador, querendo chamar a atenção do país para continuar no poder.

Nicolas Maduro, presidente Venezuela, após o resultado do referendo, erguendo a bandeira da Venezuela, disse: “ um povo que ergueu bem alto a sua bandeira tricolor com 8 estrelas, fará com que o governo recupere o que os libertadores nos deixaram.” Referindo-se a reivindicação histórica da Venezuela de que o território de Essequibo   pertencente a Guiana, foi ilegalmente anexado a aquele país pelo Reino Unido, de quem a Guiana é ex colônia, emancipada desde  maio de 1966.-

O que é o Essequibo?

É uma área de aproximadamente 159 mil quilômetros quadrados  (equivalente a pouco mais que o Estado do Ceará ou a Inglaterra e Grécia juntas), representa 2/3 das terras guianenses situada entre a Venezuela e a Guiana. A região é riquíssima em minerais como bauxita, urânio, ouro, cobre, diamante e recentemente até jazidas  de  petróleo e outros hidrocarbonetos foram encontrados.  Essa disputa vem desde 1811 (há mais de dois séculos), quando a Venezuela tornou-se independente e a região de Essequibo  fazia parte da  Venezuela.

Acontece que três anos depois, O Reino Unido comprou a então Guiana  dos holandeses. O tratado de compra, no entanto, não definia com precisão qual seria a linha de fronteira da Guiana com a Venezuela.  Em 1.840, o Reino Unido nomeou o explorador Robert Shomburgk para definir essa fronteira e uma linha chamada  Linha Shomburgk foi inaugurada. Com esta linha, a Guiana passou a ter 80  mil quilômetros quadrados a mais do que o Reino Unido havia comprado inicialmente  da Holanda.. A partir de 1841, começou oficialmente a luta de  Essequibo  pela Venezuela e Guiana. Nas décadas seguintes, a controvérsia continuou, os Estados Unidos que era uma potência em crescimento, saiu  em defesa da América do Sul, usando o famoso argumento da  Doutrina de Monroe, cujo o slogan era: “América para os americanos.”  Na realidade, os Estados Unidos queria evitar  que as potências da Europa conquistasse  o continente da América do Sul.

Em 1886, uma nova Linha de Shombergk foi traçada e uma nova porção de terra da Venezuela foi anexada na Guiana. Em 1895, os Estados Unidos, aliados na época da Venezuela. fez a denúncia que a nova fronteira Venezuela e Guiana havia sido feita de maneira arbitrária e recomendou que a nova medição fosse feita por um organismo internacional. Em 1889, foi emitida a Sentença Arbitral de Paris que decidiu de forma favorável ao Reino Unido a medição fronteiriça.

Em 1949, um advogado que defendia a causa da Venezuela fez uma denúncia da imparcialidade dos juízes lá em Paris e pediu a anulação daquela decisão.

Já em 1966, porém, a Venezuela e o Reino Unido assinaram um documento de Acordo em Genebra que foi reconhecido a reivindicação da Venezuela e se comprometeu a  buscar uma solução para resolver a disputa.

Recentemente, a Guiana foi a Corte Internacional de Justiça, em Haia, na Holanda que arbitrasse de uma vez por toda a questão, mas a Venezuela insiste em não discutir o problema por entender que Equissibo pertence a Venezuela.

A partir de 2015, a questão da fronteira ficou mais acirrada quando a empresa petrolífera americana Exxon Mobil anunciou ter encontrado enorme  quantidade de petróleo na costa da área disputada, sendo mais de 11 bilhões de barris, representando 0,6% do total mundial. Com isso, a Guiana, um país com 800 mil habitantes, passou a ser uma das  economias que mais cresce no mundo.-

Coisas do Cotidiano

·       Privatização da Sabesp. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, capacho de Bolsonaro,  acaba de privatizar a Sabesp, uma das maiores companhia de saneamento básico do mundo,  mas o povo de São Paulo não queria e acabou em pancadaria  na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Por que privatizar uma empresa essencial, que dá lucro,  ao setor de saneamento no estado mais populoso do Brasil? “Aos poucos Tarcísio afunda São Paulo no esgoto  bolsonarista;”

·       Está provado que o uso excessivo do celular na sala de aula atrapalha o aprendizado e desempenho do aluno – No recente teste de avaliação mundial de alunos em matemática, oito de cada dez alunos brasileiros na faixa de 15 anos disseram que se distraem com o uso de celulares na aula de matemática. No  ranking geral de matemática, 7 em cada 10 alunos brasileiros  não sabem o básico da matemática, nem resolver contas simples, como transformar real em dólar ou vice versa. Isso também é fruto de que,  hoje,  o aluno passa sem saber nada porque as escolas recebem verbas por aluno aprovado. Graças a Deus, estudei numa época em que o ensino público  era de qualidade. Não sabia, era reprovado;

·       Petroquímica  Braskem não está nem ai com os afundamentos de bairros de Maceió – Os afundamentos de cinco bairros em Maceió, capital de Alagoas, apontados em relatório do Serviço Geológico do Brasil  como a responsável pelos atuais acontecimentos de afundamentos do solo, resultados da extração de sal-gema, a partir de 1976,  acabou acontecendo um deslocamento e afundamento  do subsolo. Quem paga o prejuízo?

·       Você sabia que o Brasil já quis invadir e anexar a Guiana Francesa ao país? Que o Brasil  já invadiu e depois comprou o Acre da Bolívia e já foi  proprietário do Uruguai, a chamada Província Cisplatina?

·       O que é a sal-gema extraído pela Braskem? A sal-gema forma-se pela precipitação de sais de cloreto de sódio (NaCl), com a formação de rochas salinas do mineral halite. Ocorre pela evaporação de águas marinhas retidas nas zonas de baixa profundidade. É uma matéria química fundamental para a indústria petroquímica como resinas, plásticos (PVC), indústria farmacêutica, indústria química, para a produção de cloro, soda cáustica, ácido clorídrico, bicarbonato de sódio, indústrias de papel,  celulose, vidros, sabão, detergente, pasta de dente, etc.;

·       Agora é Lei – Homens e mulheres com a mesma função na empresa, têm que  receber  o mesmo salário. Muitos patrões não gostaram da referida lei aprovada por Lula, porque muitos “cupinchas” das empresas recebem salários bem maiores que as mulheres com a mesma função;

·       O cantor Alexandre Pires está sendo investigado  pela PF pelo seu envolvimento no garimpo ilegal em terras Yanomami – O empresário do cantor também está sendo investigado. Ambos aplicavam dinheiro numa empresa  no  garimpo ilegal e os lucros eram depositados nas contas deles. Alexandre Pires recebeu mais de hum milhão e trezentos mil reais em  depósito bancário. O celular do cantor foi confiscado;  

·       Curtas Notícias : 1) Senado aprova taxação de  15% sobre as aplicações financeiras, de  lucros e dividendos dos fundos dos super-ricos no exterior e das offshores.  A tributação dos fundos dos super – ricos será duas vezes ao ano; 2) Papa Francisco envia carta  à Lula cumprimentando-o pela sua  luta em prol  do meio ambiente e da paz mundial; 3) É uma vergonha para a Assembleia Legislativa do Paraná quando o seu presidente  Ademar Traiano afirma com a maior cara de pau que ele e o ex deputado Plauto Miró, receberam propina  do grupo J. Malucelli. Ainda tentou proibir a divulgação da falcatrua. Se é num país sério, ambos  estavam  na cadeia. Não valem nada!

·       Polícia Federal prende suspeitos de vender 43 mil armas para quadrilhas brasileiras – Juntamente com o Paraguai e Estados Unidos, a Polícia Federal desmontou  o maior  esquema de tráfico de armas descoberto no Brasil. Com a política de Bolsonaro de armar a população, o tráfico de armas do exterior para o Brasil era bastante facilitado. Mais de R$ 1,2 bilhões o valor do armamento apreendido;

·       Palmeiras campeão, outra vez! Parabéns verdão! Santos, Goiás, Coritiba e América MG, na segundona.

Entrelinhas

***Tem gente completando idade nova nos próximos dias: Parabéns para Carol Bonetti (08/12), Giovani Libanori (11/12) e Isadora Matsukuma (12/12).***Muito bom. Senado americano rejeita empréstimos para Israel e Ucrânia para a guerra. Vitória de Lula que sempre combateu essa atitude.***É a matança palestina  por parte de Israel voltou em Gaza?***2023 foi o ano mais quente já rejeitado na história e o planeta vive um colapso climático,  afirma a Organização das Nações Unidas (ONU).***E foi justamente esse o alerta que Lula fez na COP 28, dando bronca nos países ricos ao dizer que desperdiçaram  milhões de dólares comprando armas ao invés de   combater a desigualdade social e mudanças climáticas.***Boas notícias. Desemprego  em outubro no país é o menor desde 2014, segundo IBGE.***”A capacidade de recomeçar tudo, quantas vezes forem necessárias,  faz dos fracos, fortes” – Augusto Cury, escritor,  psiquiatra, professor, autor do livro “A pior prisão do mudo” onde escreveu essa frase .-

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.