A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 03/07/2020
  • Compartilhar:

Opinião do Blog

Ministro da Economia, Paulo Guedes, insiste em dizer que o funcionalismo público é responsável pela pobreza do Brasil

Uma apresentação power point pela Secretaria de Privatização do Ministério da Economia, comandada pelo bilionário Salim Mattar. Disponibilizado do Ministério da Economia, apresenta um cálculo acusando o funcionalismo público e a má alocação de recursos pela desigualdade social e pobreza no Brasil. "Nós vamos abrir a economia e vamos privatizar tudo", disse de Paulo Guedes. O documento intitulado A Reconstrução do Estado traça um plano de privatização e desmonte do Estado no período pós-coronavírus, com uma série de empresasa serem vendidas e lista como vantagens e desestatização, acabar com o corporativismo, a corrupção, os privilégios e reduzir o funcionalismo público, a roubalheira e o toma lá dá cá (será?). "Precisamos reduzir este gigantesco, obeso, lento, burocrático e oneroso para os pagadores de impostos que interfere na vida do cidadão e do empreendedor," diz uma frase destacada de Mattar na apresentação. O documento ainda traça um comparativo entre o aumento de empregos nas estatais e número de greves e a fala sobre o aumento do número de funcionalismo público na gestão de Lula e Dilma, mas foi em decorrência do aumento do número de empresas estatais, de universidades públicas e serviços de saúde como as UPAs, SAMUs, etc. Para Paulo Guedes, "os idosos, funcionalismo público são os grandes responsáveis pelas desigualdades sociais, deixando claro tudo isso na Reforma da Previdência". Mas eu creio que o problema da desigualdade social não  está aí, mas sim nos altos salários dos ministros, excesso de funcionários e altos salários em  ministérios, salários abusivos de parlamentares, juízes, desembargadores e Procuradorias,  salários abusivos de militares (receberam aumentos agora) e dependentes, excesso de assessores, gastos excessivos com veículos, locações, viagens, telefones, alimentação, estadias,  gastos  desnecessários com 513 deputados federais e 80 senadores,  gastos excessivos  com  publicidade,  gordas aposentadorias, etc.  E daí, são os idosos com salários mínimos e o funcionalismo público   os responsáveis pela desigualdade e pobreza do país? É sempre assim. Nessas feridas citadas, ninguém toca!

Decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro pró-Flávio Bolsonaro coloca a Justiça "deixemos isso pra lá"

"É o Brasil. É o faz de conta", diz o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio  que não concordou com a decisão da 3ª Câmara Criminal  do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que aceitou um pedido do senador Flávio Bosonaro (Republicano-RJ) para que o chamado esquema  de "rachadinha" que  ele  praticava quando  deputado estadual pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deixe a 1ª  Instância e vá para o Órgão Especial do Tribunal de Justiça ( com direito a foro privilegiado), contrariando uma decisão do STF de 2018.  Essa decisão do STF de 2018 era de que "cessado o mandato ou deixando o cargo que   gerava a prerrogativa, ou seja, foro privilegiado, o processo vai para a primeira instância, isto é, perdeu o direito que tinha naquela situação de foro privilegiado". Por 2 x 1, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, infringindo determinação do STF, deu à Flávio Bolsonaro o direito de foro privilegiado. Se esta situação não for revertida, o esquema da "rachadinha" poderá ser considerada legal, assim como pagamentos de milícias com dinheiro público.  Perdeu-se um tempo terrível em processos, Justiça, gastou-se um dinheirão a procura e prisão de Queiroz, que já afirmou que vai ficar em silêncio, muito blá-blá-blá, advogados de Flávio Bolsonaro dizendo que vão ganhar tempo com o processo e coloca mais uma vez a nossa Justiça "deixemos isso prá lá." Pelo jeito vamos comer uma gostosa pizza!

  Nas próximas décadas, a água no Brasil será um grande negócio. Será um importante "commodity" (produto que funciona como matéria prima, produzido em larga escala e pode ser estocado sem perder qualidade). Considerado o país que possui 12% de disponibilidade de água doce do planeta, representada pelos córregos, rios, lagos, aqüíferos, enfim, a água por aqui tem que ser   um bem público e não poderia ser privatizada. No último dia 24 de junho, o Senado aprovou a universalização do Novo Saneamento Básico (distribuição de água e tratamento de esgoto). O artigo 2º da Nova Lei do Saneamento aparece a figura da empresa "produtora de água"(um proprietário), ou seja, vencedora da concorrência, é que cuidará do saneamento, ou seja, o que fazer com a nossa água. O assunto é bastante polêmico. Pata aqueles a favor da privatização, o sistema necessita de investimentos privados para levar água e esgoto a toda a população, melhorar a qualidade do serviço e estimular a retomada da economia, com a geração de um milhão de empregos. Já os contrários a privatização afirmam que as contas de água vão encarecer, que regiões periféricas não serão atendidas, porque dariam pouco ou nenhum lucro às empresas do setor. Hoje em dia, é o Estado em maior parte dos municípios que cuida desse setor, mas o acesso a esses serviços é bastante limitado no Brasil, além de pouco investimento no setor. Hoje, mais de 100 milhões de pessoas não tem acesso ao sistema de esgoto e cerca de 35 milhões não tem acesso a água tratada, segundo dados do Serviço Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) A água é um direito essencial de sobrevivência, garantindo a saúde, geradora de energia, pesca, hidrovias, etc. Aproveitando que todos estão preocupados com a Covid-19, na calada noite, os Congressistas deixaram passar uma boiada, como diz o ministro Ricardo Salles, do meio Ambiente. Essa questão de privatização da água é uma coisa séria e deveria ser sido discutida com a sociedade.   Para que você tenha uma ideia, o ex candidato Bernie Sander a presidente dos Estados Unidos, afirmou que 14 milhões de pessoas nos Estados Unidos não conseguiam pagar as suas contas de água devido aos aumentos abusivos da empresas exploradoras.  Cerca de 1,7 milhão de pessoas não tem água potável naquele país, não tem banheiro, chuveiro, instalações hidráulicas básicas, sem esgoto, pelo custo que as empresas privadas cobram.  Além dos custos caríssimos, a água potável é de péssima qualidade pois circulam através de tubos de chumbo.  Isso tubo acontece num país de primeiro mundo. Como o regime vigente no Brasil é o neoliberal, em que o governo não tem interesse em administrar nada, deixando tudo para iniciativa privada, é aguardar por alguns anos e daí teremos os resultados desta privatização. Com certeza, a privatização da água no Brasil, será uma máquina de lucros para a iniciativa privada. 

Coisas do Cotidiano

• Parabéns Emília Ribeiro -  Nesta sexta feira, 03 de julho, a Procuradora de Justiça do Ministério Público do Paraná, Emília Ribeiro Arruda de Oliveira comemora o seu aniversário. Casada com o titular desta coluna, mãe das filhas Jessica e Bruna, sogra de Rafael e avó de Daniel, Emília é uma brilhante profissional, mulher especial. Muito atenciosa a todos que a procura e praticante de corridas de rua, Emília, com certeza, receberá inúmeras manifestações de carinho e apreço de familiares, colegas de trabalho e amigos. Parabéns Emília!

• Neste sábado, 04 de julho, o povo americanos estará em festa pelo aniversário de 244 anos da Independência dos Estados Unidos, ocorrida em 1776. Congratulations American People!

• Justiça?  Vergonha - As falcatruas de juízes e Desembargadores em Goiás, São Paulo e outros Estados, para encherem os bolsos de dinheiro, é uma humilhação para o Judiciário cujos os salários já são altamente polpudos. Pior ainda é que se forem aposentados compulsoriamente, receberão os salários integrais e as vantagens como se estivessem na ativa.   Que vergonha!

• Vitamina D - É o nome que se dá a um grupo de compostos solúveis nas gorduras (lipossolúveis) que são essenciais para a manutenção da massa óssea e força muscular, pois ajuda o corpo a usar o fósforo e o cálcio consumido na dieta. A Vitamina D também pode influenciar no sistema imunológico. A principal fonte é expor o corpo ao sol que irá fornecer 80 a 90% da vitamina D através dos raios ultravioletas (UV), antes das 10hs e depois das 16hs. Alimentos ricos em Vitamina D: carnes, peixes, frutos do mar como salmão, sardinha, mariscos, atum, óleo de fígado de bacalhau, cavala, alimentos como leite, queijo, iogurte, fígado, cogumelos, etc. A falta de Vitamina D poderá ocasionar: perda óssea, perda de cabelo, depressão, dificuldade para cicatrização, dores nos ossos, cansaço, infecções de repetição (principalmente as virais do aparelho respiratório), abortos, potencializa pré-eclampsia e eclampsia. A Vitamina D não engorda e não está presente nas frutas;

• Contra as fake news - Bolsonaro poderá vetar o projeto das fake news.  O motivo é que graças as fake, é que ele foi eleito e, se regularizar, ele poderá perder o lhe resta;

• Camilo Turmina, presidente da Associação Comercial do Paraná questionando decreto do fechamento do comércio aos sábados em Curitiba, alegando prejuízos, dispensas de funcionários. Turmina não comentou sobre os aumentos de infectados e mortes no Paraná pela Covid-19.

Entrelinhas

***Presidente da Cruz Vermelha Internacional, Francesco Rocca, diz: "o Brasil foi prejudicado na pandemia pelo inconseqüente presidente Bolsonaro". Já temos 60 mil brasileiros mortos. ***Ontem 2 de julho, a gasolina aumentou 3%. Se ficarmos em casa, ela baixará de preço novamente.***Datafolha: 75%  apóiam a democracia e 78% dizem que o regime militar foi ditadura.***Jornalista Miriam Leitão afirma: " Sem transparência,  reajuste a militares  dribla proibição de aumento de salários na pandemia."É uma desmoralização para um Brasil já desmoralizado.***Ciclone-bomba  com  chuva, granizo,  ventos  de 120km/h, queda de temperatura provoca apagão sem Santa Catarina, parte do Rio Grande do Sul, Curitiba e região sul e sudoeste do Paraná. Cerca de 800 mil pessoas nos três Estados ficaram sem luz*** Insistência de Bolsonaro ser contrário a quarentena pode ter matado ainda mais os seus eleitores que já não acreditam nele. ***A cantora Ludmila vai receber 30mil por comentários racistas de uma socialite carioca. ***"Tente mover o mundo. O primeiro passo será mover a si mesmo." (Platão - filósofo e matemático da clássica Grécia Antiga).

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.