A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Pingos e Respingos


Por: Dr. Juarez de Oliveira
Data: 24/02/2022
  • Compartilhar:

Opinião do Blog

Sem preparo político e diplomático, governo Bolsonaro coloca o Brasil em situação difícil

Ao visitar a Rússia, sem motivo para a ocasião, conforme informações de seus correligionários e da própria imprensa, até porque o conflito entre Rússia e Ucrânia está se agravando dia a dia, o presidente Bolsonaro fez uma declaração extremamente infeliz, tanto política como diplomática naquele país. Ao afirmar que “Somos solidários à Rússia,” ele quis dizer que o Brasil apoia amplamente as ações da Rússia. As ações russas desencadearam severas críticas sobre a ida de Bolsonaro ao Kremlin. Mas o presidente está pouco se lixando para isto pois o que realmente ele queria era tirar fotos com Putin e angariar dividendos para a sua campanha de reeleição, fortalecer a ultra direita e mostrando que ele não está isolado no mundo.

Desde a sua eleição em 2018, Bolsonaro vem cometendo gafes em cima de gafes   contra diversos países, chegando ao ponto de atrasar a compra de vacinas e, consequentemente, o retardo do início da vacinação da população brasileira, sendo ele responsável por milhares de mortes acontecidas por aqui na pandemia.  A declaração de “Somos solidários à Rússia”, gerou ataques do presidente americano Joe Biden e um acompanhamento detalhado da Europa sobre a visita do presidente brasileiro a Moscou. O problema não é visitar à Rússia. O problema é o momento de tensão e o palavreado amadorista de Bolsonaro. Agora, Putin, muito inteligente, está usando o Brasil, líder na América Latina, como a nação de apoio as ações da Rússia. Nas diversas reuniões nos mais diferentes cantos do mundo, as nações criticam o presidente russo por ter colocado tropas de paz (???) nas repúblicas separatistas pró-russas de Donetsk e Lugansk, dentro do território da Ucrânia.     Até a Embaixada da Ucrânia no Brasil cobra um posicionamento do governo brasileiro na questão das “tropas de paz” em terras ucraínas.  O Brasil não se posiciona.  “Um país como o Brasil que tem pretensões de participar do Conselho de Segurança da ONU, precisa de alguém que pensa e saiba dizer (não é o caso de Bolsonaro) sobre questões como a soberania dos povos e a integridade territorial das nações.”  Diante desta situação, os diplomatas brasileiros estão encontrando muitas dificuldades e acreditam que a distância entre o Brasil e os demais países do mundo está ficando cada  vez  maior  e  mais difícil, principalmente agora que diversos e importantes países estão impondo sansões à Rússia, podendo até respingar no Brasil.-

Equipamentos instalados para monitoramento de deslizamentos de terra não funcionam por falta de verba

Nove equipamentos instalados pelo CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), criado no governo Dilma e subordinado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações para acompanhar em tempo real deslizamentos de terra, estão parados desde janeiro de 2018, no governo Bolsonaro, por falta de verba do governo federal para manutenção. Uma dessas estações robotizadas, que não está funcionando, está instalado em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro que vive no momento a sua maior tragédia em consequência de temporais que vem castigando aquele município desde 15 de fevereiro último.

Inglaterra decreta o fim das restrições contra a pandemia

Desde ontem, 24 de fevereiro, a Inglaterra decretou o fim das restrições contra a pandemia da Covid-19. O anúncio do decreto foi feito pelo ministro inglês, Boris Johnson, depois de reunir com a sua equipe. Jonhson acredita que os ingleses já aprenderam a conviver com a pandemia. A declaração do primeiro ministro não encontra apoio dos cientistas e da oposição, pois acreditam que ainda não é o momento para tal.

Telemedicina veio para ficar

Assim como a home-office, uma forma de trabalho doméstico que se expandiu na pandemia, a telemedicina, que também se fortaleceu com a pandemia, pelo jeito vai ficar. Trata-se de uma prática de atendimento por um profissional da saúde a distância, usando a tecnologia.  Segundo a Associação Médica Brasileira, cerca de 50% dos médicos do país já fizeram algum tipo de atendimento pela telemedicina. Existe uma máxima em medicina que diz: “uma boa anamnese (que significa o paciente relatar ao médico o histórico do que ele está sentindo) e um bom exame físico (examinar todo o paciente), corresponde a meio diagnóstico da doença”. Como médico, prefiro conciliar a telemedicina com a medicina tradicional.

Laudênio ou a taxa do príncipe

Depois que descendentes Orleans e Bragança, da “família real,” que governou o Brasil entre 1822 e 1889, ter publicado uma carta dizendo que orava pelas vítimas das chuvas da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, a palavra “laudêmio” virou gozação nas redes sociais. Isso porque, até hoje, mesmo depois da Proclamação da República em 1889, quem reside na cidade de Petrópolis ou faz uma transação imobiliária, paga um imposto (à vista) criado por Dom Pedro II, o laudêmio, conhecido como taxa do príncipe. Imaginem só que grana estes descendentes recebem! Pode uma coisa dessa?

Agronegócio inaugura outdoor no Mato Grosso com críticas à Lula

Deitando e rolando no governo Bolsonaro, desmatando a Amazônia, exportando toras com madeira de lei ilegalmente,  fazendo queimadas para plantio de sojas e pastos para gado, garimpos ilegais, passando a boiada como dizia o ministro Salles, com a carne, arroz, feijão e outros alimentos impossíveis de chegarem  à mesa do pobre neste país, financiamentos a perder de vista, dólar lá em cima, acionistas latifundiários da Petrobrás e outras coisas mais, mostram o porque o agronegócio não quer Lula no poder, de jeito nenhum. Lula já prometeu comida mais barata, gasolina mais barata, manter o meio ambiente, contra o lucro exorbitante, melhorar a qualidade de vida do brasileiro, diminuir a desigualdade social, etc.

Seria a cidade de Mariluz, no Paraná, terra dos escorpiões?

Mariluz, PR, cidade com 10 mil habitantes, situada a 40 km de Umuarama e 600 km de Curitiba, foi encontrada em uma única casa cerca de 224 escorpiões, a maioria de coloração amarela, o mais perigoso. Quando pica uma pessoa (o que acontece pela cauda), o seu veneno neurotóxico provoca dor intensa no local, inchaço, aumento importante da frequência cardíaca (podendo enfartar e chegar a morte), salivação intensa, falta de ar e pressão arterial baixa. Caso aconteça a picada, procure imediatamente um serviço de Pronto Atendimento.  Os escorpiões são animais de áreas urbanas, escondem de dia e aparecem a noite para comerem baratas, seu alimento preferido. São encontrados em terrenos baldios, acúmulo de materiais de construção, entulhos, sacos abertos com lixo, toalhas e tapetes molhados no chão, ralos, etc. São encontrados em locais úmidos, de outubro a março.

Ex- CEO (diretor executivo), da Dior no Brasil, luta pela eleição de Lula no primeiro turno

Empresária da alta sociedade de São Paulo, Rosângela Lyra, surpreendeu a todos abandonando o PSDB e passou a empunhar uma bandeira petista e uma vitória de Lula no primeiro turno. Quem diria!  Para a empresária, Lula, mesmo recebendo o país em péssimas condições, é o único político no momento capaz de salvar o Brasil em todos os contextos, inclusive econômico. Sou Lula, pelas injustiças que fizeram com ele e por ele conhecer todos os meandros para salvar o Brasil.

 

Coisas do Cotidiano

·        Na Tailândia, três jovens brasileiros foram presos com 16 quilos de cocaína no valor de R$ 7 milhões pela alfândega no aeroporto de Bangkok. São jovens que deixaram os empregos para traficarem drogas. Um dos jovens é Mary Hellen Coelho Silva, 22, mineira de Pouso Alegre.  Todavia, os três esqueceram que as leis na Tailândia são severas para este tipo de crime, inclusive com pena de morte.

·        Muitas pessoas, inclusive esta coluna, têm questionado que nas diversas desgraças provocadas pelas chuvas, o que se vê são bombeiros, policiais militares, voluntários e a população local, que na maioria das vezes, é um contingente muito pequeno de pessoas pelo tamanho dos problemas e com poucos recursos materiais. Mas a pergunta que não quer calar é por onde anda as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), com um efetivo de milhares de soldados, sargentos e oficiais e equipamentos que poderiam estar ajudando muito mais e, por que somente alguns soldados estão presentes?  

·        Separatistas russos na Ucrânia, invadiram a região de Donbass (leste da Ucrânia) e separaram duas regiões no país (Donetsk e Luhanski) que serão controladas por rebeldes pró-moscou e pelos soldados russos que, segundo Putin, é para manter a paz. Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Inglaterra, França já anunciaram sanções econômicas à Rússia e áreas separadas. Putin aceita dialogar, mas seus interesses são inegociáveis.

·        Terceira via não existe. Foi para o brejo.  Só restaram duas vias com Lula e Bolsonaro polarizados na corrida presidencial deste ano, mostra nova pesquisa divulgada esta semana.  A decadência da terceira via, que na realidade nunca existiu, somente sobrevive em algumas colunas de jornais ou para a TV. Pesquisa CNT/MDA – Lula tem 42,2% e Bolsonaro 28% das intenções de votos para presidente.

Entrelinhas

***Jair Gimenes Pereira, funcionário há  anos da Viação Garcia em Nova Esperança, é aquele funcionário que a empresa sente-se orgulhosa  de possuir em seu quadro de funcionários. Competente, dedicado, está sempre pronto para resolver questões referentes a clientela da empresa. Parabéns Jair Gimenes. Um exemplo a ser seguido!***Ministro Edson Fachin, novo presidente do TSE, vê Bolsonaro como inimigo a ser contido. ***10 milhões de brasileiros vivem em áreas de riscos. ***Brasil terá documento de identificação nacional através do CPF.***Chuvas fortes, em séries,  vem  castigando a cidade de Maringá.***Morre Paulinha Abelha, 43, vocalista da banda Calcinha Preta. Ela estava em coma há vários dias. ***Valor de 30 milhões foi o gasto de Bolsonaro em dois anos  com o cartão corporativo, aquele que o governo federal tem para  gastos pessoais. Comissão do Senado quer saber no que o presidente gastou tanto dinheiro assim.***Poder público no Brasil continua o mesmo, anos após anos. É preciso que aconteça uma desgraça como Petrópolis para depois pensar em agir.***A subida de 22% de Bolsonaro para 28% nas pesquisas é consequente do descarte que a população está fazendo com Sérgio Moro, que poderá desistir da candidatura a qualquer momento.***Para Lula, “vender a Eletrobrás, é se desfazer do patrimônio público para enriquecer ainda mais os ricos.”.

Dr. Juarez de Oliveira


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.