A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Inspeção predial: você sabe o que significa?


Por: Amanda Soares e Andressa Andrade
Data: 18/10/2019
  • Compartilhar:

Olá, tudo bem? Sejam bem-vindos a nossa coluna semanal sobre engenharia e construção. O tema da semana é infelizmente sobre o Edifício Andrea. O edifício construído de forma irregular ruiu na manhã de terça-feira, dia 15. Até o momento, quatro pessoas morreram e sete foram resgatadas com vida.

Dois engenheiros prestaram depoimento no 4º Distrito Policial, que investiga as causas do desabamento. De acordo com os moradores, o edifício estava passando por reformas. Fotos da estrutura comprometida e da armação exposta tem circulado nos veículos de informações causando burburinhos. Afinal de contas, o que deve ser feito para que a estrutura não chegue ao colapso? A resposta é a inspeção predial. 

Quando executada com a frequência necessária, ela identifica os primeiros avisos de ruína que a estrutura está emitindo e pode prevenir possíveis desastres e perdas incalculáveis. 

As Inspeções Prediais informam a real situação de segurança e desempenho das edificações e caracterizam-se como um “checkup”, emitindo um diagnóstico preciso.

É por meio das inspeções prediais que se previne acidentes e se diminuem os custos de manutenção, pois quanto antes se identifica as possíveis “doenças” da estrutura, mais cedo se pode aplicar as recomendações técnicas de reparos preventivos e corretivos que por sua vez, vão exigir uma solução estrutural mais simples do que em uma situação mais avançada. Igual ao corpo humano, quanto mais cedo tem o diagnóstico da doença, maiores são as chances de “cura”. 

Ao se obter o atestado de boas condições, que é a finalidade do CERTIFICADO DE INSPEÇÃO PREDIAL, temos uma Edificação Garantida, o que representa para o mercado, uma estrutura segura e confiável. 

Vamos colocar mais alguns questionamentos. A escola dos seus filhos é segura? O teatro ou cinema que frequenta é seguro? O que nos garante a segurança de um shopping? E a igreja? Devemos enquanto consumidores, questionar todas as edificações que frequentamos, é comum ficarmos atentos a qualidade dos produtos que utilizamos ou consumimos. Mas será que estamos atentos a qualidade da estrutura física dos espaços que frequentamos? Devemos diariamente prestar atenção nos detalhes, encontrou alguma fissura de grandes dimensões no seu edifício? Comunique ao síndico, leve para as reuniões de condomínio todas as suas dúvidas. Não vamos agir apenas em períodos de tragédias a ação deve ser contínua, diariamente.

Por fim, reafirmamos: A Inspeção Predial não é custo! É investimento! Investimento no seu patrimônio, investimento na sua segurança e de seus familiares! Nos acompanhe nas redes sociais! Seu feedback é essencial!

Amanda Soares e Andressa Andrade


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.