A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Novembro azul e o câncer de próstata


Por: José Antônio Costa
Data: 16/11/2018
  • Compartilhar:

Realizada anualmente, a campanha “Novembro Azul” chama a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata, além de outras doenças masculinas. Nova Esperança aderiu a cor azul. Seja no comércio ou nas ruas é fácil ver pessoas vestindo a camiseta da campanha.

Sábado, 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A doença mata mais de 13 mil homens por ano no Brasil, mas tem alto potencial de cura caso haja diagnóstico precoce. Por isso, exames preventivos são essenciais.

No ano passado tive um amigo com 32 anos diagnosticado com a doença. Ele fez o tratamento de radioterapia e venceu o câncer de próstata.

O Novembro Azul existe para intensificar as ações de cuidado com a saúde do homem. Na maioria das vezes, não vamos ao médico por iniciativa própria. Em muitos casos, é por insistência da esposa ou dos filhos quando maiores. É preciso quebrar a barreira e conscientizar o homem sobre o quanto é importante cuidar da saúde desde cedo.

A prevenção ao câncer de próstata vem sendo amplamente divulgada no Brasil. Poucas pessoas sabem, mas se o câncer de próstata for descoberto em fase inicial, às chances de encontrar um diagnóstico precoce e aumentar as oportunidades de cura são bem animadoras chegando a 90%. Portanto o câncer de próstata tem cura quando em fase inicial, daí então a importância de exames de rotina e consultas periódicas. De acordo com os médicos, esse é o tipo de câncer pode ser diagnosticado através de um exame de sangue, chamado PSA, combinado ao exame de toque retal.

Como já mencionado, homens costumam se preocupar muito menos com a saúde do que as mulheres. Muitos deles deixam de ir ao médico por vários motivos, inclusive medo, e em 70% dos casos são arrastados por insistência delas. No entanto, essa demora em procurar ajuda pode trazer riscos para a saúde, especialmente de problemas como câncer de próstata. Segundo o urologista maringaense Thomas Battaglia, se diagnosticado no início, as chances de cura são de 80% a 90%; se detectado em estágio avançado, essas chances diminuem para 10% a 20%.

A maioria dos casos são de câncer dentro da próstata, o que facilita muito as chances de recuperação; porém, em 30%, onde a doença já se instalou nos nervos ou ossos, por exemplo, essas chances reduzem drasticamente. Por isso, é muito importante que os homens façam o rastreamento da doença a partir dos 40 anos de idade, se houver casos na família, ou a partir dos 45 anos, se não houver, explica o urologista Thomas Battaglia.

Hoje, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, perdendo apenas para o tumor de pele não melanoma.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a doença foi a que mais cresceu em 2018 entre as pessoas do sexo masculino: mais de 68 mil brasileiros devem terminar o ano com o câncer. Por ano, aproximadamente 13,8 mil homens morrem no Brasil devido à doença.  

Em Nova Esperança a campanha é grande graças à união de esforços e o trabalho de equipe realizado pela Acine Jovem e todo comércio local que literalmente “vestiu a camisa”. Desde 2016, camisetas são confeccionadas e o comércio se veste de azul.

No Brasil, o câncer de próstata é uma das principais causas de mortes entre os homens, sendo o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos.

Diante disso, entendo que a campanha “Novembro Azul” ajuda na conscientização e prevenção da saúde, para que nosso comércio seja saudável entre empresários, colaboradores e consumidores.

“O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem.”

Arthur Schopenhauer (1788 – 1860), foi um filósofo alemão do século XIX.

José Antônio Costa


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.