A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Município avança na vacinação e espera ampliação no quantitativo de doses


Por: Alex Fernandes França
Data: 08/07/2021
  • Compartilhar:

Secretária da Saúde Isabel Cristina Cancian informou que o quantitativo de doses de vacina recebido pelo município já vem designado pelo estado. “Mesmo longe do ideal, nosso município está avançando positivamente e cumprindo todos os grupos prioritários em conformidade ao plano estadual de imunização”, frisou.

 

(Alex Fernandes França) - “Quem esperar pela vacina de preferência poderá não ter outra chance, pois o vírus não dá trégua. Tivemos que adotar a medida extrema, colocando estes no final da fila,  para o bem da coletividade”, frisou  a Secretária da Saúde, Isabel Cristina Cancian

 

 O município de Nova Esperança vem  conseguindo avançar na imunização da população. Esta semana estão sendo vacinados, além dos grupos prioritários, o público geral entre os 40 a 45 anos acima. No decorrer da semana chegaram 755 doses da Astrazeneca e 228 da Pfizer, ultrapassando  a marca de 40% da população geral do município com a primeira dose do imunizante  e 22% com a segunda dose. 

Segundo a estimativa 2020 do IBGE, o município possui 27.984 habitantes, número contestado pelas autoridades locais. No início do mês, por meio de Decreto Municipal, quem se recusar a tomar a vacina contra a Covid 19 em razão da marca do imunizante, será tomada a termo, com a assinatura de duas testemunhas, informando-se ao munícipe sobre sua condição remanescente e a perda do direito à ordem cronológica de vacinação e sua realocação na fila de imunização somente depois de concluída a vacinação de todo o público adulto da vacina da Covid 19 maiores de 18 anos, sem comorbidades.  “Quem esperar pela vacina de preferência poderá não ter outra chance, pois o vírus não dá trégua. Tivemos que adotar a medida extrema, para o bem da coletividade”, alertou a Secretária da Saúde.

Expectativa

A expectativa é para a chegada de novas doses já nesta sexta-feira (09). “para a primeira dose devem chegar da Pfizer e Jansen e Coronavac e Astrazeneca para as segundas doses”, estima a Secretária.

Desde o início da pandemia, Nova Esperança contabilizou 2.884 casos positivos com 76 óbitos registrados, 2701 recuperados, 107 ativos, sendo que destes, 17 se encontram hospitalizados. A taxa de letalidade de 2,62%. No Paraná está em 2,41% e a nível de Brasil, 2,79% . “Nosso índice é alto e não podemos baixar a guarda. É necessário continuar usando máscaras, lavando as mãos com frequência, usando álcool em gel  e obedecer o distanciamento social”, observou Isabel Cancian.

 

Festas seguem proibidas

 

            A realização de festas, de acordo com o último decreto municipal está proibida. Em eventos realizados clandestinamente ocorreram os maiores índices de contaminação, o que levou a ocupação de leitos em 100% da capacidade instalada. “Desde o início da pandemia dissemos à população que era necessário ter prudência e cautela. Muitas mortes poderiam ter sido evitadas, caso houvesse a cooperação de todos. Os tempos ainda são difíceis e sem dúvidas vamos vencer este mal. Enquanto um grande percentual não for vacinado, precisamos manter os cuidados”, finalizou a Secretária Municipal de Saúde, Isabel Cristina Cancian. 

            

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.