A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Mateus embarca na próxima semana para Barcelona onde será submetido à cirurgia para voltar a andar


Por: Alex Fernandes França
Data: 11/01/2019
  • Compartilhar:

Campanha para angariar os recursos para o procedimento cirúrgico foi um sucesso e arrecadou em 90 dias todo o montante necessário.  A cirurgia acontecerá na terça-feira (22) e no dia 02 de fevereiro o adolescente deverá voltar ao Brasil, muito provavelmente já caminhando.  

Acompanhado por seus pais Cláudio e Sandra, o adolescente Mateus de Souza, cuja luta para voltar a andar sensibilizou toda a comunidade nova esperancense, embarcará, na próxima sexta-feira (18) para a Espanha onde, na cidade de Barcelona, será submetido a uma cirurgia no renomado Institut Chiari & Siringomielia & Escoliosis instituição que atua na pesquisa e tratamento da doença com equipe altamente especializada, oferecendo soluções médicas e cirúrgicas, que possam ajudar aos pacientes com doenças cerebrais e na coluna vertebral.  Além de eliminar a causa e parar o desenvolvimento da doença, a intervenção pela qual Mateus será submetido não tem qualquer efeito nocivo colateral, obtendo excelentes resultados, sem quaisquer complicações relevantes, com índices elevados (na casa dos 94%) de reabilitação plena. 

“Estamos muito confiantes. O sonho de ver o Mateus reabilitado está cada vez mais perto de se realizar”, disse emocionado Claudio de Souza, que esteve esta semana na redação do Jornal Noroeste.

“Só temos a agradecer ao povo de Nova Esperança que se solidarizou à nossa causa. Estamos bem confiantes. O Mateus disse que quando voltar a andar quer treinar Muay thai. Existem casos em que os que fizeram a cirurgia voltaram a andar 15 dias depois do procedimento”, ressaltou Claudio. 

Mateus e seus pais chegarão a Barcelona no sábado (19). Na segunda-feira (21) o adolescente fará uma pré consulta para então, na terça-feira (22) ser submetido ao procedimento cirúrgico. 

Entenda o caso

Portador da doença de filum, que afetou seu sistema nervoso central e, portanto, sua coluna vertebral, ele descobriu, no velho continente, mais precisamente na cidade de Barcelona – Espanha, a grande possibilidade de cura para este mal que o acomete desde criança. “O Mateus demorou mais que as outras crianças para andar e quando tinha apenas dois anos de idade, começamos a notar nele algumas dificuldades de locomoção. Então decidimos leva-lo no médico e o primeiro diagnóstico foi que ele tinha uma deformação na sola do pé. Assim, fomos com ele até um ortopedista e compramos palmilhas especiais, porém não houve não melhoras”, explica Sandra, mãe do adolescente.

Suas iniciais dificuldades em caminhar logo deram sinais de que algo grave estaria acontecendo. Do uso do andador nos primeiros anos de vida até a cadeira de rodas que o acompanha desde os 09 anos de idade, ele e seus pais Cláudio e Sandra além da irmã Tássia nunca deixaram de acreditar em dias melhores. A cadeira de rodas, sua indesejada companheira há pouco mais de 06 anos de uso está com os dias contados, graças à esperança do tratamento e à solidariedade de milhares de pessoas que contribuíram com a nobre causa.

Luta da família

“Depois de seis anos levando o Mateus em Curitiba, voltamos a procurar consultas em Maringá, agora em uma nova médica. Essa médica propôs a nós que fizéssemos uns exames mais detalhados de genética, para ver se conseguíamos descobrir o problema do dele. Nesse processo, a dificuldade de andar do Mateus aumentava, até que com sete anos de idade ele passou a usar o andador. Depois de um ano e meio praticamente, a orientadora da escola onde ele frequentava nos chamou para uma conversa e nos disse que o Mateus já não estava mais saindo para o recreio, pois com o andador ele demorava muito para se locomover. Ela nos perguntou se teria como colocá-lo numa cadeira de rodas. Ele também já estava caindo muito, então optamos por colocá-lo na cadeira de rodas”, relatou Sandra.

Mateus passou, nos últimos anos,  por vários médicos nos mais renomados hospitais do Brasil, incluindo o tradicional Sarah Kubitschek em Brasília e vários outros na região de Maringá e até na Capital do Estado, Curitiba, recebendo  diagnósticos e tratamentos inadequados para a patologia, até então desconhecida pelos médicos aos quais ele tratou.  

Custos da cirurgia

Os custos para a realização do procedimento cirúrgico são elevados. Cerca de R$110 mil serão investidos na reabilitação do adolescente e a família contou com o apoio imprescindível da comunidade local além de amigos espalhados por outros rincões do Brasil para alavancar a totalidade dos recursos. 

Ver o Mateus voltar a andar, sonho da família, ganhou corpo e se tornou o anseio de milhares de anjos que de uma forma ou de outra se desdobraram para que a cirurgia ocorra e os primeiros passos, de uma longa caminhada, sejam novamente dados. “O sonho é possível. Sabíamos que Deus, do trono da sua glória, jamais se esqueceu de nós. O amor de todos que se irmanaram conosco em prol desta causa foi perceptível e sem dúvidas vamos vencer, pois voltar a andar é possível”, finalizou, emocionado, Claudio de Souza, que esteve na redação do JN.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.