A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Belíssimo tapete roxo formado pelas flores de Ipê encanta moradores


Por: Alex Fernandes França
Data: 29/05/2020
  • Compartilhar:

Praça D. Pedro II foi brindada pelo lindo cenário que se formou no início da semana. As flores já começaram a cair, embelezando o local. 

A semana iniciou na cidade de Nova Esperança com um lindo visual. Como tradicionalmente acontece nesta época do ano, as flores do Ipê roxo deram um tom especial no calçamento da Praça D. Pedro II (Igreja Católica). As chuvas que se precipitaram no fim de semana passado além de trazer consigo o frio, fizeram com que as flores caíssem, tipicamente como acontece no outono, deixando o lindo visual. 

O colorido marcante das flores do majestoso Ipê formou um magnífico tapete, cuja bela paisagem foi alvo de vários registros fotográficos feitos pelos transeuntes que, mesmo devido à pressa para chegar ao trabalho, não resistiram e deram uma pausa para apreciar a paisagem e eternizar o momento.

A variedade ipê- roxo uma das mais belas, é possível observá-la até meados de junho, período em que as folhas caem e a planta concentra energia para a nova florada. Pródiga em seus ensinos, a natureza nos deixa a mensagem de que cada estação da vida tem a sua beleza e por vezes é necessário que as velhas flores e folhas se desprendam para que as novas, robustas e mais belas ocupem seus lugares.  

A Bióloga Eliane Costa, em conversa com a reportagem explicou que os ipês pertencem ao gênero vegetal Handroanthus spp. E que elas são plantas caducifólias. “Esse tipo de planta fica totalmente sem folhas durante o período de floração. Ela faz isso para evitar o gasto de energia. Essa característica atesta aquele velho provérbio de que a natureza é sábia. Ou seja, durante o verão, ela fica cheia de folhas, fornecendo assim sombra e ajudando a diminuição da temperatura. E durante o inverno, época do frio, a ausência de folhas permite a entrada do sol. O roxo e o amarelo são aqueles que permanecem mais tempo floridos. Mas se tem muita chuva, o tempo de florada é reduzido para todos”, relatou.

Alex Fernandes França


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.