A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Mais de 15 mil visitantes devem passar pelo Cemitério Municipal neste Dia de Finados


Por: Alex Fernandes França
Data: 01/11/2019
  • Compartilhar:

O cemitério de Nova Esperança foi inaugurado em março de 1972 e já faz algum tempo que opera no limite, tanto que restam apenas 12 sepulturas disponíveis para venda. Um novo espaço foi adquirido pelo município com vistas a atender a demanda.

A movimentação no Cemitério Municipal de Nova Esperança começou logo no início da semana. Muitos Familiares e amigos já se dirigiram antecipadamente aos jazigos para prestarem suas homenagens e lembrarem seus entes queridos. Muitos preferem adiantar as visitas devido ao grande movimento esperado para o dia 02. Pinturas, lavagens  e reformas de túmulos aconteceram previamente para melhorar o aspecto das sepulturas. Segundo o administrador do cemitério Sidney Ventura, cerca de 15% dos visitantes preferem frequentar o cemitério na véspera do Dia de Finados, que será celebrado neste sábado (02) “As pessoas querem fugir da grande aglomeração, típica do dia”, explica.

A prefeitura de Nova Esperança está intensificando os preparativos para receber os milhares de visitantes. Desde o ano passado, foram promovidas importantes obras do projeto de reurbanização do local, como calçamento com acessibilidade, banheiros, fraldário, fachada e iluminação para benefício de todos, além de um moderno portal que está sendo finalizado.

Visitantes oriundos de diversas partes do Brasil devem aproveitar o feriado para frequentar o cemitério municipal onde estão enterrados parentes e amigos.  A reportagem apurou que, apesar da data religiosa, muitos túmulos passam por longos anos sem sequer visitas e reparos por parte de familiares. “A estimativa é que mais de 15 mil visitantes passem pelo cemitério somente no Dia de Finados”, explicou Ventura.

Um pouco de história

Oficialmente, o Dia de Finados foi incluído na liturgia (sequência de ritos da Igreja Católica) no século 13, pelo monge beneditino Odilon de Cluny, na França. O religioso notou que nem todos os mortos eram lembrados nas orações dos fiéis e, então, ele começou a pregar em benefício dessas almas.

Em quase todas as tradições, a memória dos mortos é comemorada entre os dias 31 de outubro e dois de novembro. Isso acontece porque várias lendas dizem que, entre a virada do dia 31 para o dia um novembro, existe um “enfraquecimento” dos portais que mantêm os vivos e os mortos separados. Por isso, esse é um período de tanto misticismo em várias religiões e culturas

“Os novos banheiros estarão concluídos para uso e comodidade dos visitantes. Os últimos detalhes estão sendo acertados. Pinturas de meios-fios, poda do gramado e outras benfeitorias tem como objetivo proporcionar maior comodidade para os visitantes em um ambiente tranquilo, de reflexão, emoções, memórias e introspecção”, salientou o administrador do cemitério. 

O cemitério de Nova Esperança foi inaugurado em março de 1972 e já faz algum tempo que está operando no limite, tanto que restam apenas 12 sepulturas disponíveis para venda ao custo de R$2.588,00 que pode ser parcelado em até 6 vezes. Também existem as galerias, sepulturas coletivas destinadas àqueles que não têm família ou cujas tais são desprovidas de condições financeiras para a aquisição de um jazigo.

“O município adquiriu um novo espaço para a extensão do cemitério que fica na área aos fundos. De acordo com o mapa, de início, previsto para 2020, serão disponibilizados entre 300 a 400 sepulturas. Mudanças visando a melhoria e a otimização na ocupação dos espaços serão implantadas pela atual gestão”, finalizou o administrador do cemitério municipal de Nova Esperança, Sidney Ventura.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.