A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Equipe do SAMU de Nova Esperança promoveu a primeira capacitação da população para procedimentos de reanimação cardíaca


Por: Assessoria de Imprensa
Data: 18/06/2019
  • Compartilhar:

A cada 90 segundos, uma pessoa sofre parada cardiorrespiratória no Brasil. Dessas vítimas, 90% morrem antes de chegar ao hospital. Para conscientizar a população sobre a importância de conhecer técnicas de reanimação, o SAMU promoveu neste sábado (15), o RCP Day nos municípios de Astorga, Colorado, Mandaguari, Maringá, Nova Esperança, Paiçandu e Sarandi que compreendem a microrregião do SAMU Regional Norte Novo.

A equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas prestaram instruções à população no dia voltado à capacitação da população para procedimentos de reanimação cardíaca. A cidade de Nova Esperança recebeu o evento pela primeira vez e conseguiu capacitar mais de 100 pessoas. Quem participou da ação teve a oportunidade de aprender os procedimentos de socorro por meio de explicações, simulações e exercícios práticos em manequins.

Os médicos do SAMU, Marcos Paulo e Gerusa Andrade, destacaram que infelizmente, o número de óbitos em decorrência de parada cardiorrespiratória é bastante elevado e por isso é importante que a população esteja treinada e preparada para socorrer alguém até a chegada da equipe de socorro especializado.

SAIBA COMO AGIR

Uma parada cardíaca pode acontecer em decorrência de obstrução de vias respiratórias, sangramento intenso, traumas, problemas cardíacos, choque elétrico, entre outros. O primeiro passo para identificar uma parada é verificando se a vítima está inconsciente e sem respirar:

(1) Chame a pessoa de forma clara, em bom tom e segurando pelos ombros. Caso a pessoa não responda e permaneça desacordada (2) peça para alguém ligar para o SAMU através do telefone 192 ou ligue de um celular colocando no modo viva-voz para que você consiga informar o que está acontecendo e ao mesmo tempo realizar as instruções que serão repassadas pelo atendente mediador (3) inicie o procedimento de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar).

Coloque as mãos sobrepostas no centro do tórax, sem flexionar os cotovelos e comprima profundamente, cerca de 5 centímetros, entre 100 a 120 compressões por minuto. Antes de iniciar as manobras, ligue para SAMU 192.

Infelizmente os trotes ainda são muito comuns e preocupam as equipes. Uma ligação de trote pode prejudicar o andamento de uma real situação de emergência, além de aumentar os gastos com os veículos. Para quem faz ligações de trote, com informações falsas, a pena pode chegar de 1 a 6 meses de prisão e multa.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.