A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Eleitores faltosos ou que não fizeram a biometria tem até maio para regularizarem seus títulos


Por: Alex Fernandes França
Data: 14/02/2020
  • Compartilhar:

Quem não estiver em dia com documento, não poderá votar nas eleições municipais deste ano. Diversos serviços podem ser solicitados, como emissão do título, transferência de domicílio, revisão dos dados e cadastramento biométrico.

Cidadãos que tiveram seus títulos cancelados ou que não fizeram o recadastramento biométrico obrigatório terão até o dia 06 de maio para regularizar a situação. Uma vez decorrido este prazo, quem não estiver em dia com o documento, estará impedido de votar nas eleições municipais que vão acontecer em outubro deste ano, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios brasileiros.  Milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas ou não fizeram a biometria. 

Segundo Adelcio João Pacola, Chefe da 71ª Zona Eleitoral de Nova Esperança, “para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições. É necessário também apresentar um comprovante de residência atual”, explicou.

O Chefe do Cartório acrescentou ainda que além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições. O primeiro turno das eleições vai ocorrer no dia 04 de outubro deste ano. 

Diversos serviços podem ser solicitados diretamente nos cartórios eleitorais, sem a necessidade de intermediação de terceiros. São eles: emissão do título de eleitor, transferência de domicílio eleitoral, revisão dos dados e cadastramento biométrico, entre outros. Todos esses serviços são gratuitos. Dia 6 de maio também é a data-limite para o cidadão procurar o cartório para pedir a mudança de domicílio eleitoral e regularizar sua situação, estando apto a exercer o direito de voto.

Número de títulos cancelados – Eleitores aptos a votar

Atalaia – 728 - 3.110

Alto Paraná - 1.115 - 10.777

Santa Fé – 1.035 - 8.667

Floraí – 919 - 3.938

Nova Esperança – 6.876 -  16.818

Pres. Castelo Branco – 997 - 3.419

Uniflor – 395 - 1.828

• Dados atualizados até a data de 13/02/2020


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.