A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


Abertura oficial do Parque das Grevíleas está prevista para março do próximo ano


Por: Alex Fernandes França
Data: 27/09/2019
  • Compartilhar:
O prefeito de Nova Esperança Moacir Olivatti anunciou a data de abertura oficial do Parque, tão aguardada pela população. Novo ecossistema em constante formação transforma o local no coração verde e pulmão da cidade.  A abundante arborização existente contorna o lindo lago que é abastecido pela nascente do rio Caxangá.

O espaço urbano mais querido pela população de Nova Esperança, o Parque das Grevíleas, teve anunciada o mês em que oficialmente ele será aberto para a visitação pública, muito embora concomitantemente às obras que estão sendo realizados no seu interior, grupos diversos, compostos por alunos, professores, amantes de mountain bike e outros devidamente organizados tiveram acesso franqueado pela administração municipal. 

A reportagem visitou o Parque, acompanhada do prefeito Moacir Olivatti que explicou as obras que estão em fase de execução. “Aqui teremos duas trilhas, sendo uma para bikes e outra para caminhada por trajetos distintos, pois a segurança dos pedestres também é nossa preocupação. As folhas, flores e galhos recolhidos pelos quatro cantos da cidade são trazidos para cá onde passarão por um processo de compostagem gerando adubo natural para o Viveiro Municipal. Teremos também um auditório para aulas de educação ambiental além do museu da cidade, onde já temos muitas peças doadas por pioneiros que valorizam a memória”, salientou Olivatti.  A vasta arborização do local, composta por espécies nativas e exóticas contribuem para a formação de um micro clima único, atraindo diversos animais dentre estes pássaros de várias espécies que encontram ali seu refúgio ante a danosa ação humana. Gambás, ouriços, lagartos, quatis, aves tais como tucanos de bico grande, araçari, guache são alguns dos exemplares possíveis de se encontrar em meio à caminhada na mata. 

Um monumento será construído com tocos de guarita, numa alusão à agonia da natureza que luta para sobreviver. Olivatti destacou que graças à economia, mais de R$100 mil já foram investidos, utilizando mão de obra dos funcionários municipais. “O auditório que está em processo de construído é fruto de recursos obtidos em razão de multas ambientais. Também teremos na entrada o nosso museu. Queremos trazer pessoas para cá que venham com consciência ambiental, a exemplo do que já vem ocorrendo”, informou.  O prefeito disse que tem grande apreço pelo lugar onde passou boa parte de sua infância. Os espaços deverão ser destinados ao uso do Departamento de Cultura e Secretaria de Meio Ambiente com finalidades bem definidas e ambientalmente sustentáveis. Novas árvores, produzidas pelo Viveiro instalado próximo ao local, estão sendo plantadas, somando-se às já existentes.

 

História: Origem e urbanização do Parque

O Parque foi criado em 11 de dezembro de 1979 na gestão do saudoso prefeito Dr. Severino Ramos Bezerra (1977 a 1983) com o objetivo de conter a erosão que engolia a cidade. Em meados dos anos 2000 (2006/2007) na gestão da prefeita Maria Ângela Silveira Benatti – Maly (dois mandatos - 2005 a 2008 e 2009 a 2012), ocorre uma nova fase nos destinos do parque, haja vista o que era inicialmente projetado para conter as águas oriundas das regiões adjacentes cuja voçoroca, de tamanho descomunal comprometia a região, ganhou novos contornos, pois a área, de aproximadamente 5 alqueires,  foi delineada com a perspectiva de uma nova formação que envolveu a construção do  belíssimo lago, obras de terraplanagem, construção de taludes para contenção/fretamento das águas, colocação de postos no entorno do Parque (área externa e entorno do lago) e o plantio de diversas árvores mudando seus contornos e contribuindo sobremaneira para a valorização do  setor imobiliário na região da Vila Garça e adjacências.  Esse processo contínuo de formação e realização de obras segue até os dias atuais e caminha para a tão almejada abertura daquele espaço para visitação pública.


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.