A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


NoroCast recebe diretor do Hemocentro de Maringá e o presidente da Associação de Doadores de Sangue de Nova Esperança


Por: Alex Fernandes França
Data: 22/09/2025
  • Compartilhar:

Episódio, que vai ao ar nesta terça-feira (23), às 19h, destaca a importância da doação de sangue e o impacto da solidariedade na comunidade.

Gérson Zanusso Júnior, Adelson Luiz Benassi (‘Pezão’), Alex Fernandes França e José Antonio Costa reunidos no estúdio do NoroCast para um bate-papo sobre a importância da doação de sangue, os desafios enfrentados e o poder transformador da solidariedade - Fotos Kaio Kauffman/jornalnoroeste.com

Vai ao ar nesta terça-feira (23), às 19h, mais um episódio do NoroCast – o podcast do Jornal Noroeste, transmitido pelo canal do Jornal Noroeste no YouTube (youtube.com/@jornalnoroeste3178). O programa é apresentado pelos diretores do jornal, Alex Fernandes França e José Antonio Costa, e traz um tema que salva vidas todos os dias: a doação de sangue.

Para a conversa, o NoroCast recebe dois convidados especiais: Gérson Zanusso Júnior, Diretor do Hemocentro Regional de Maringá, e Adelson Luiz Benassi, o popular “Pezão”, Presidente da Associação de Colaboradores e Doadores de Sangue de Nova Esperança.

Durante o episódio, os convidados destacam o papel essencial do Hemocentro Regional de Maringá, que precisa diariamente de no mínimo 50 doadores para manter os estoques em níveis seguros e atender aos pacientes da 15ª Regional de Saúde. Eles também comentam sobre a relevância da associação de Nova Esperança, que reúne 500 pessoas cadastradas e apresenta um índice de 65% de doadores regulares — um dos maiores do Paraná.

A conversa aborda ainda os impactos da doação: cada voluntário pode beneficiar ao menos quatro pessoas com os hemocomponentes e hemoderivados, como plaquetas, plasma, concentrados de hemácias e crioprecipitado. Além de salvar vidas, doar sangue também garante benefícios ao doador, como a meia-entrada em shows e eventos, fortalecendo um ciclo de solidariedade e incentivo.

Mas os desafios permanecem. O preconceito, a desinformação, o medo e até o egoísmo ainda afastam muitas pessoas da causa. Por isso, o episódio busca esclarecer quem pode doar, os critérios de elegibilidade e de inaptidão, além de desmistificar mitos comuns — como a ideia de que doar sangue faz mal à saúde.

“Doar sangue é doar vida, amor e esperança”, reforçam os organizadores.

Gérson Zanusso Júnior, diretor do Hemocentro Regional de Maringá, e Adelson Luiz Benassi, o ‘Pezão’, presidente da Associação de Doadores de Sangue de Nova Esperança, participam do NoroCast e destacam a importância da solidariedade, dos desafios e do impacto da doação de sangue na vida de milhares de pessoas

O episódio é uma oportunidade para conhecer mais sobre as ações do Hemocentro de Maringá, o trabalho da associação de Nova Esperança e, principalmente, entender como cada um pode ajudar a transformar vidas com um simples gesto de solidariedade.

O NoroCast conta com o oferecimento de Recanto Pet — clínica veterinária, banho e tosa, medicamentos, rações e atendimento domiciliar em Nova Esperança e região — e da Cresol, cooperativa de crédito que reforça o lema: “cooperar é ganhar”.

 


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.