A generic square placeholder image with rounded corners in a figure.


BABY BLUES - Você sabe o que significa?


Por: Sarah Rebecca Eliziário Bonetti
Data: 17/12/2020
  • Compartilhar:

 

            Se você já esteve grávida ou conviveu com uma, provavelmente notou algumas alterações emocionais durante a gestação. Entretanto, elas não acabam com o parto e é sobre isso que o artigo dessa semana se propõe a discutir.

            Você já ouviu falar em Baby Blues? Primeiramente o termo Blues, vem do gênero musical norte-americano com o mesmo nome, que significa tristeza, melancolia, triste. O Baby Blues se trata de um estado emocional, em que a mulher sente um tipo de tristeza em que não existe uma causa concreta, sendo proveniente da baixa brusca de hormônios que advém com a saída da placenta, que durante toda a gestação foi fonte primária da produção de estrogênio e progesterona. Tende a aparecer entre o 3° e 5° dia, podendo perdurar até a 3° semana após o parto.

            O Baby Blues atinge cerca de 80% das mulheres no pós-parto, não se caracteriza por um transtorno, mas por uma oscilação de humor. Entre os principais sintomas estão crises de choro, mudanças de humor (desde melancolia a euforia), irritabilidade, alterações no sono, despersonalização. Ao mesmo tempo em que essa mãe está feliz com a presença do filho, sente tristeza, ansiedade e vontade de chorar.

            Muitas mulheres ao se depararem com esses sentimentos, ficam apreensivas com medo de estarem com Depressão Pós-Parto, entretanto o Baby Blues é passageiro e normalmente não necessita de intervenção profissional. Mas você deve estar se perguntando, há como se precaver? Devido a ser uma questão hormonal, o aparecimento não está muito sobre o controle da mulher, entretanto, a realização de um Pré-Natal Psicológico durante toda a gestação é uma oportunidade que a mãe terá para ter consciência das possibilidades e recursos que ela poderá usar em diversas questões que irão aparecer durante a gravidez e pós-parto, incluindo o Baby Blues.

Acolho a raiva e a tristeza oculta por detrás da alegria e do amor, do orgulho e da satisfação de ter me tornado mãe (...)

Iara Schmidt

 

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti

CRP 08/30339

Psicóloga Perinatal/Obstétrica

(44)92000-3094

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti

Sarah Rebecca Eliziário Bonetti Psicóloga Perinatal/Obstétrica CRP 08/30339 (44) 92000-3094 @gestarpsicologia


Anuncie com Jornal Noroeste
A caption for the above image.


Veja Também


smartphone

Acesse o melhor conteúdo jornalístico da região através do seu dispositivos, tablets, celulares e televisores.