Itaipu Parquetec e Ministério de Portos e Aeroportos reforçam parcerias em evento de inauguração do Aeroporto de Foz do Iguaçu
Tecnologia e inovação no setor de transportes ganham destaque na cerimônia de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz
O Itaipu Parquetec esteve presente na cerimônia de entrega das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas (IGU), realizada nesta terça-feira, 21, dentro da nova área de desembarque internacional do terminal. O evento contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, do prefeito de Foz, general Silva e Luna, do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, além de executivos do Grupo CCR e demais autoridades.
Durante a solenidade, o ministro Silvio Costa Filho destacou a conclusão das obras realizadas no aeroporto, que somaram mais de R$ 390 milhões de investimentos e resultaram na ampliação do terminal de passageiros em 5.000 m², na criação de uma nova área de check-in e no aumento da capacidade operacional, com três novos pátios com capacidade para 13 aeronaves. A modernização do aeroporto faz parte de um esforço contínuo para aprimorar a infraestrutura de transporte no Brasil, o que foi abordado de forma integral pelo ministro durante o evento.
A cerimônia também serviu como uma oportunidade para discutir como as inovações tecnológicas podem contribuir para o desenvolvimento do setor de transporte. Neste contexto, o Itaipu Parquetec, representado pelo diretor-superintendente, Professor Irineu Colombo, e pelo diretor de Negócios e Empreendedorismo, Eduardo de Miranda, reforçou a importância da parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos no desenvolvimento de soluções inovadoras no setor de infraestrutura, que se reflete em projetos como o Conecta Santos e cria uma expectativa de que novas colaborações possam surgir para potencializar a infraestrutura de transportes no Brasil, aproveitando as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Parque.
O Professor Colombo ressaltou a relevância das tecnologias emergentes, como a conectividade 5G, que foi implementada pelo Itaipu Parquetec no Porto de Santos (SP), um dos maiores da América Latina. O projeto Conecta Santos busca transformar a operação portuária através da criação de uma rede 5G privativa, com a automação de processos, aumento da segurança e a melhoria da eficiência operacional.
O ministro Silvio Costa Filho, que também esteve presente no acordo para o Conecta Santos, assinado em 12 de dezembro de 2024, comentou sobre a importância da tecnologia nesse processo: “Tecnologia significa aprimorar governança, melhorar a qualidade no serviço e, sobretudo, acelerar procedimentos, por isso estamos trabalhando para que, cada vez mais, possamos dialogar melhor com o mundo da tecnologia. E o Itaipu Parquetec é um parceiro fundamental nesse processo, pois a expertise que a empresa possui em inovação tecnológica é essencial para fortalecer e modernizar nossos aeroportos e portos”.
O diretor-superintendente do Itaipu Parquetec ainda destacou a implementação da tecnologia 5G nos portos. “Esse desenvolvimento é resultado da preparação feita pela Itaipu Binacional para modernizar as próprias instalações, com a tecnologia 5G sendo essencial para diversas aplicações. Estamos trabalhando para implementar casos de uso do 5G, garantindo maior velocidade, confiabilidade e maior volume de dados, fundamentais para operações robóticas e inspeções críticas em infraestruturas”, afirmou o Professor Colombo.